ECT diversifica os serviços à população

Para ficar mais próximo da comunidade, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) ampliou, no decorrer dos últimos anos, o número de serviços prestados à população. Hoje em dia, a empresa não se encarrega mais apenas do envio e recebimento de cartas, oferecendo uma série de outros benefícios, sendo muitos ainda desconhecidos da maioria das pessoas.

Atualmente, o envio de encomendas pode ser feito através dos serviços de Sedex e Sedex 10. Em ambos a encomenda é entregue no dia seguinte, sendo que através do Sedex 10, em funcionamento em regiões onde há base aérea, o receptor recebe sua encomenda até as 10h.

“Encomendas comerciais também podem ser enviadas pelo PAC, que é voltado ao pequeno e médio comerciante”, explica o gerente da região de vendas dos Correios de Curitiba, Carlos Alberto Monteiro. “Este serviço é um pouco mais amplo que o Sedex e o destinatário recebe seu produto dentro de cinco a sete dias.”

Pelo serviço de fax, os usuários podem enviar textos a seus amigos, familiares e mesmo clientes. Basta se dirigir a uma unidade dos Correios e solicitar o envio da mensagem, que será transmitida à agência mais próxima à residência do destinatário. Já imagens e também textos podem ser enviados por um sistema de alta tecnologia através do Correio Híbrido Telemático. Nesse serviço, os textos e imagens podem ser impressos em alta definição e posteriormente entregues, também através da agência mais próxima à casa do usuário.

Outro serviço pouco conhecido é o de achados e perdidos. Anualmente, centenas de documentos perdidos – como carteira de identidade, CPF, carteira de motorista e de trabalho – são depositados nas caixas de Correios e posteriormente recolhidos pelos carteiros. Os Correios guardam estes documentos e os devolvem aos proprietários caso haja solicitação. “Para saber se seu documento perdido realmente está com os Correios, a pessoa pode fazer uma consulta prévia no site www.pr.gov.br/achadoseperdidos ou pelo 0800-570-0100”, informa Carlos.

Nas agências dos Correios também é possível fazer inscrições para diversos concursos, incluindo o vestibular da UFPR (Universidade Federal do Paraná), levantamento de resíduos do FGTS e, devido a uma parceria com a Receita Federal, declaração de isento e inscrição no cadastro de pessoas físicas. “Muitas pessoas ainda não conhecem todos os serviços que prestamos e até se surpreendem com alguns deles. Queremos criar um vínculo forte com a população e universalizar nosso atendimento”, finaliza o gerente.

Voltar ao topo