Eclipse total da Lua

Na noite de amanhã e nas primeiras horas do domingo, a Lua penetrará sucessivamente nos cones da penumbra e sombra da Terra, quando será possível acompanhar todas as etapas do eclipse. O período mais belo do eclipse será quando o disco lunar estiver totalmente encoberto pela sombra da Terra. Em conseqüência, a Lua cheia estará avermelhada. Não muito longe do disco eclipsado da Lua, será possível visualizar o planeta Marte, na constelação do Aquário, que em virtude de sua tonalidade muito semelhante à coloração avermelhada de sangue, ficou conhecida como planeta da guerra: Marte, entre os romanos, e Ares, entre os gregos. Esta conjunção da Lua eclipsada ao lado deste astro de brilho vermelho será um dos aspectos mais notáveis e belos desta noite eclipse.

O eclipse começa na noite de amanhã, às 19h15, com a entrada da Lua no cone de penumbra. Esta fase inicial do eclipse é de difícil observação. Somente após haver ultrapassado a metade da penumbra é que se começa a distinguir um ligeiro obscurecimento na superfície lunar. À medida que se desenvolve o eclipse, o obscurecimento se acentua.

Ao entrar no cone de sombra, às 20h32, a Lua se apresenta, de início, como se tivesse sido “mordida”. Trata-se do momento que a Lua começa a penetrar no cone de sombra da Terra. Daí em diante a região escura vai-se estendendo pela superfície da Lua e o obscurecimento torna-se cada vez mais intenso. As sombras da Terra projetadas sobre a superfície da Lua começam a se deslocar, eclipsando as crateras lunares.

A fase de totalidade do eclipse, a mais bela e interessante para os observadores, ocorrerá às 22h06. O meio do eclipse vai ocorrer às 22h18, quando o disco lunar se apresentará totalmente encoberto, com uma coloração avermelhada cor de tijolo. Essa tonalidade vermelha escura é provocada pela difusão da luz solar nas altas camadas da atmosfera terrestre. É o momento culminante do eclipse. Às 22h31, é o fim da fase de totalidade, que deve durar cerca de 25 minutos. A Lua começa a sair da sombra à 0h04 de domingo. A saída da penumbra será à 1h22, quando ocorre o fim do eclipse.

O próximo eclipse total da Lua será visível no Brasil, na noite de 27 para 28 de outubro de 2004. O último eclipse total da Lua visível no Brasil ocorreu na noite de 15 para 16 de maio deste ano.

Ao contrário do que ocorre com os eclipses do Sol, cuja observação exige o uso de filtros especiais, o eclipse total da Lua pode ser observado a vista desarmada, sem nenhum risco, mesmo através de um binóculo ou telescópio.

Este eclipse total será visível na América do Norte (exceto a região ocidental), América Central e América do Sul (exceto a extremidade sul do continente), Europa, parte ocidental da Ásia, quase toda a África (exceto uma estreita faixa da costa oriental do continente).

(*) Ronaldo Rogério de Freitas Mourão é pesquisador-titular do Museu de Astronomia e Ciências Afins, do qual foi o fundador e primeiro diretor. Autor de mais de 70 livros, entre outros, Anuário de Astronomia 2004. Mais informações sobre o astrônomo e suas obras estão disponíveis no site www.ronaldomourao.com.

Voltar ao topo