É urgente a restauração da BR-153

A luta de prefeitos, motoristas e moradores que utilizam os 60 quilômetros da BR-153 – a Transbrasiliana, entre Santo Antônio da Platina e Ibaiti, no Norte Pioneiro, ganha um novo reforço. Ação Civil Pública ajuizada pela Procuradoria da República em Londrina e pela Promotoria da Comarca de Ibaiti na Justiça Federal em Londrina pretende, por meio dos trâmites legais, fazer com que a União Federal e o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) tomem providências, em caráter urgente e emergencial, para a restauração completa de serviços e melhoramentos na rodovia.

A ação, proposta pelo procurador da República João Akira Omoto e pela promotora de justiça de Ibaiti, Maria Cecília Delisi Pereira, aponta motivos para a solicitação de uma nova pavimentação na estrada, além de melhorias no sistema de sinalização e acostamentos. Aquele trecho da BR-153 passou por algumas operações tapa-buracos, que funcionaram apenas como paliativo para o problema.

De acordo com a ação, a solução definitiva seria a recuperação ou substituição do asfalto. Em novembro do ano passado, foi publicado um edital que previa a execução de obras de melhoramentos e restauração completa da rodovia. A entrega das propostas deveria ter ocorrido em dezembro último, mas a licitação foi suspensa. Os promotores argumentam que “diante de situação tão grave e emergencial, onde vidas já foram perdidas e o risco a que estão sujeitos os usuários, não se justifica a suspensão da licitação”.

Em 2002, 21 acidentes foram registrados e duas pessoas morreram na BR-153, entre Santo Antônio da Platina e Ibaiti.

Voltar ao topo