É possível agendar emissão de carteira de identidade

A partir de agora, quem precisa tirar a carteira de identidade pode fazer o agendamento do serviço pela internet. O Instituto de Identificação do Paraná lançou programa em seu site no qual é possível escolher data, horário e local para levar a documentação necessária e fazer a coleta das digitais. O agendamento online pretende reduzir as filas nos 13 postos do instituto. O serviço deve ser ampliado para o restante do Estado no ano que vem. A confecção do documento demora entre três e cinco dias úteis a partir da presença do interessado no posto de atendimento.

Será um processo similar ao agendamento para fazer o passaporte na Polícia Federal, de acordo com Newton Tadeu Rocha, diretor do Instituto de Identificação do Paraná. “Antigamente, era preciso ir até o balcão no posto de atendimento e fazer o agendamento presencial. Agora não haverá esta necessidade. Pela internet é possível escolher o horário e o posto de preferência”, explica.

Protocolo

O ícone para o agendamento online está na página inicial do site www.institutodeidentificacao.pr.gov.br. “O sistema de agendamento é intuitivo e simples”, garante Jair Fernandes, coordenador de atendimento da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), responsável pelo desenvolvimento do serviço online.

Após o preenchimento dos dados e a escolha da data e local, será gerado o protocolo que dever ser guardado pelo solicitante. “Todos os documentos necessários para a pessoa fazer a carteira de identidade vão constar neste protocolo”, salienta Maurício Lopes, da divisão técnica do Instituto de Identificação do Paraná.

Projeto piloto começa aqui

O serviço online está funcionando apenas em Curitiba como projeto piloto. Para o atendimento nos postos espalhados pela região metropolitana, ainda está valendo o processo antigo de ir até o local para fazer o agendamento. Não há necessidade de ir até Curitiba para solicitar a carteira de identidade. O órgão público ainda dispõe o telefone (41) 3200-5001 para tirar as dúvidas de quem está em Curitiba e região.

Pelo telefone, com o número do protocolo, também é possível verificar se a carteira de identidade está pronta. Em média, o Instituto de Identificação lida com dois mil processos por dia (incluindo documento de identidade e atestado de antecedentes criminais, entre outros) no Paraná. Foram emitidas 490 mil carteiras de identidade entre janeiro e novembro deste ano em todo o Estado, sendo 125 mil somente em Curitiba.