Ducci anuncia revitalização da Avenida Fredolin Wolf

O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, assinou, na manhã de ontem, ordem de serviço para o início da obra de revitalização da Avenida Fredolin Wolf e das ruas Saturnino Miranda, Domingos Antônio Moro e São Salvador.

A partir das 8h30 de hoje, as equipes contratadas pela prefeitura começarão a trabalhar nos 7,5 quilômetros que serão revitalizados, beneficiando mais de 80 mil pessoas que vivem nos bairros Santa Felicidade, São João e do Pilarzinho.

“As revitalizações da Avenida Fredolin Wolf e da Avenida Toaldo Túlio vão criar o terceiro eixo viário, que vai interligar a região Norte de Curitiba”, disse o prefeito Luciano Ducci.

O prefeito assinou a ordem de serviço no salão da Paróquia São Marcos, na presença de líderes comunitários e empresariais. No encontro, o prefeito também anunciou a recuperação da rua primeiro-ministro Brochado da Rocha, no Pilarzinho, que acontecerá em setembro.

O trabalho na Fredolin Wolf e nas ruas Saturnino Miranda, Domingos Antônio Moro e São Salvador foi dividido em oito trechos. A partir de hoje, as equipes vão trabalhar nos trechos que ficam entre as ruas Edson Campos Matesich e Ari José Valle e entre as ruas Graziele Wolf e Melchíades Silveira do Valle.

Nesta fase, as equipes vão fazer obras de drenagem e pavimentação. Os dois trechos serão bloqueados totalmente. Os períodos de bloqueio vão variar conforme o andamento dos trabalhos. Sempre que houver bloqueios, a avenida estará sinalizada com a indicação dos desvios.

Quando for concluída a drenagem e pavimentação em todos os oito trechos, serão executadas as obras complementares de implantação de ciclovia, semáforos, pintura e colocação de placas, além do plantio de 800 árvores.

Além do alargamento da avenida, que terá entre 7 e 11 metros de largura, será feita nova rede de drenagem, meio-fio, nova capa asfáltica, ciclovias compartilhadas em toda a extensão, rampas de acesso para idosos e pessoas com deficiência, paisagismo, sinalização e novos abrigos para pontos de ônibus.

Vários cruzamentos terão uma faixa adicional para permitir que as conversões à esquerda aconteçam com segurança para motoristas e pedestres. Alguns cruzamentos terão rotatórias que vão melhorar a circulação.

As obras, que têm previsão de duração de 12 meses, fazem parte do programa Pró-Cidades (Programa Integrado de Desenvolvimento Social e Urbano de Curitiba), que tem financiamento parcial do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Moradores

Para o presidente da União das Associações de Moradores de Santa Felicidade, Toninho Ceará, a obra da Fredolin Wolf vai melhorar o trânsito na região. “Esta é uma obra que vai mudar toda a região norte da cidade e dar mais agilidade no transporte público”, afirmou Ceará.

A presidente da Associação Comercial de Santa Felicidade, Soraia Bertoldi, considera que a mudança vai dar mais fôlego para o comércio local. “Haverá mais gente circulando entre os bairros, vão acontecer mais negócios, promovendo o desenvolvimento da região”, afirmou.