Chuva + protesto = caos

Donos de vans escolares fazem protesto e trânsito complica no Centro

Proprietários de veículos escolares protestam na manhã desta sexta-feira (17) em Curitiba. Por volta das 7h30, eles saíram do Museu Oscar Niemeyer, no Centro Cívico, em uma carreata por ruas da cidade.

Por volta das 10 horas, a Secretaria de Trânsito de Curitiba (Setran) registrava “tráfego bastante congestionado” no bairro Jardim Botânico, nos dois sentidos da Avenida Presidente Affonso Camargo, desde a Rua Schiller até a altura da Rua Doutor Faivre.

De acordo com o Sindicato dos Transportadores de Escolares de Curitiba (Sindotec-PR), que organiza a manifestação na capital, o protesto ocorre em todo o País e levanta três principais bandeiras: eles são contra a obrigatoriedade do uso de cadeirinhas no transporte escolar, contra a proposta de padronização nacional da frota e contra o transporte clandestino.

Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada no mês passado, determina que os dispositivos de segurança no transporte de menores de 7 anos e meio (bebês conforto e assentos de elevação) são itens obrigatórios nos veículos de transporte escolar. Um dos argumentos dos condutores é que o serviço não é exclusivo a crianças e, muitas vezes, os carros atendem desde bebês a até estudantes universitários.

Voltar ao topo