Domingo tem exame na OAB

Cerca de 1,4 mil bacharéis em Direito realizam neste domingo o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em onze cidade do Paraná. Só em Curitiba são 815 inscritos. Essa será a terceira prova do ano e a primeira das duas fases que o bacharel precisa passar para obter a aprovação. Nos últimos anos, o índice de reprovação no exame chegou a 60%.

Segundo explica a presidente da Comissão de Estágio e de Exame de Ordem da OAB do Paraná, Marilena Indira Winter, nessa primeira fase, os candidatos respondem a oitenta questões objetivas. Já na segunda fase, que acontece no dia 15 de dezembro, é aplicada uma prova prática. Marilena destaca que o exame da Ordem tem uma função importante do ponto de vista profissional, pois é através dele que se averigua quem está preparado para atuar no mercado. A presidente da comissão comenta ainda que o exame não é um concurso e as provas são elaboradas com base nos currículos escolares.

O alto índice de reprovação no exame, afirma Marilena, tem sido observado em todo o País. Ela acredita que isso ocorra devido a várias questões. “O conteúdo das provas engloba conteúdos de todo o período da faculdade e muitos já não recordam mais de alguns assuntos”, diz. Além disso, ela acredita que há falta de preparo de alguns alunos, que já estão com vícios de estudo de outras fases escolares. “O aluno se prepara para determinada prova e esquece que o estudo é contínuo e precisa de uma sedimentação”, comenta.

Ainda existem casos de alunos que estão apenas preocupados com o mercado e a obtenção rápida da graduação. A oferta de muitas vagas para o curso em diversas faculdades também pode ser um fator, “pois o ingresso nos cursos está ficando cada vez mais fácil, mas nem sempre isso significa qualidade no ensino.” A presidente da comissão afirma ainda que os bacharéis participam, em média, de três exames para obter a aprovação.

Serviço:

A primeira fase de provas do exame da Ordem acontece neste domingo, às 9h, no Colégio Positivo, na Rua Ângelo Sampaio, 2.300. A segunda fase será dia 15 de dezembro, nos mesmos horário e local.

Voltar ao topo