Clima

Domingo com temporais em boa parte do Estado

O Simepar registrou, ontem, temporais em vários pontos do Estado. Em Curitiba, a rápida chuva, acompanhada de ventos com mais de 70 quilômetros por hora, destelhou casas e derrubou árvores.

O mesmo aconteceu na região Oeste. Em Cascavel, onde os ventos chegaram a 85 quilômetros por hora, os bombeiros atenderam mais de 20 ocorrências, entre destelhamentos e queda de árvores.

Foram registrados danos no Sítio Cercado e Santa Felicidade, onde, em um condomínio, um pinheiro atingiu o telhado de uma casa. De acordo com o síndico Antônio Fernando Reno Almeida, pouco mais de um minuto foi o suficiente para que ocorressem os estragos. Também houve quedas de árvores em Almirante Tamandaré.

Instabilidade

De acordo com o meteorologista Lisandro Jacobsen, a instabilidade deve persistir hoje. O meteorologista explica que as tempestades intensas e rápidas fazem parte das condições normais da primavera, que envolvem ambientes aquecidos e aumento do nível de umidade. As tempestades podem ser mais robustas nas regiões oeste e norte, por conta das temperaturas mais elevadas.

Os termômetros devem registrar as maiores temperaturas da semana na região oeste, onde a máxima deve ultrapassar os 30 graus. Hoje, em Curitiba, onde a instabilidade também permanece até quinta-feira, a temperatura varia de 19 a 25 graus.