Dom Sérgio é o novo bispo diocesano de Ponta Grossa

Ponta Grossa – Com toda a pompa, foi realizada no último dia 5 de setembro, na Catedral de Sant?Ana, a festividade para acolher o novo bispo dom Sérgio Arthur Braschi, empossado em cerimônia religiosa que contou com a participação do arcebispo de Curitiba, dom Pedro Fedalto, e reuniu representantes do clero local, religiosos, bispos e arcebispos de outras regiões do Estado, além de autoridades locais e da comunidade. Mais de duas mil pessoas lotaram a Catedral.

A celebração começou por volta das 19h, e encerrou perto das 22h. A celebração teve início com o canto de entrada e a acolhida (abertura da missa). Em seguida, aconteceu o ato de posse, com o pronunciamento do administrador diocesano, padre Francisco Bach. Após nomeado, dom Sérgio recebeu o báculo pastoral que simboliza um cajado. A homilia sermão foi conduzida pelo novo bispo. Durante a celebração, dom Sérgio nomeou o padre Francisco Bach vigário geral da diocese o vigário geral exerce uma função mais administrativa e burocrática dentro da diocese; é o braço direito do bispo nas questões internas da Igreja. A Rádio Sant?Ana fez a transmissão da celebração ao vivo. Dom Sérgio chegou a Ponta Grossa já divulgando que entre seus primeiros planos para a Diocese, dom Sérgio pretende buscar conhecer a realidade da comunidade e ser conhecido entre as pessoas. “São 17 municípios e uma vasta região onde temos que trabalhar”, disse. Desde a última semana, dom Sérgio iniciou algumas reuniões com os conselhos da Diocese, mas já no final de semana deve visitar algumas paróquias e cumprir alguns compromissos agendados.

A Diocese

Dom Sérgio afirmou que ainda não tem muitas informações sobre a Diocese de Ponta Grossa, porque quando recebeu a notícia de que seria bispo da cidade, ainda tinha várias atividades a serem cumpridas e não houve tempo para conhecer melhor a realidade da Diocese.

A formação

Dom Sérgio contou, por fim, como ingressou na vida religiosa. Ainda muito jovem, foi para o seminário, que naquele tempo era em regime de internato, e começou a sua formação. Continuou os estudos até concluir o primeiro e o segundo graus, depois freqüentou a Faculdade de Filosofia, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC). Em 1969, partiu para Roma onde estudou Teologia, na Universidade Gregoriana, e em 1973 voltou ao Brasil, quando foi ordenado padre, completando, agora, seus 30 anos de sacerdócio, na condição, agora, de bispo da Diocese de Ponta Grossa.

Voltar ao topo