Dom Paulo Evaristo Arns receberá título na UEL

O arcebispo emérito da Arquidiocese de São Paulo, dom Paulo Evaristo Arns, recebe o título de “Doutor Honoris Causa”, concedido pela Universidade Estadual de Londrina, nesta sexta-feira, 9h30, no Anfiteatro do Cesa, no Campus Universitário. Logo em seguida, às 10h30, ele fará a conferência “Ciência e Vida”, durante a 8.ª Semana de Física (de 3 a 7 de novembro), dedicada aos 50 anos da descoberta do DNA.

Dom Paulo chega a Londrina amanhã, às 16h. Acompanhado de Luiz Fernando, da Pastoral Familiar, ele segue para a casa do arcebispo de Londrina, dom Albano Cavalin, na Rua Osasco, 32, onde ficará hospedado. Na sexta-feira, após a homenagem e a conferência na UEL ele almoça com dom Albano e, às 16h, embarca para São Paulo.

Biografia

Nascido em 14 de setembro de 1921, o cardeal arcebispo de São Paulo desempenha papel fundamental na defesa dos direitos humanos e na denúncia das arbitrariedades, como na ditadura militar. Nascido em Forquilhinha, que pertencia a Criciúma, numa família de treze irmãos, ordena-se sacerdote franciscano em 1945, em Curitiba, e forma-se em Letras na Universidade de Paris, França. Leciona no seminário da cidade paulista de Agudos. Atua como vigário também em Petrópolis, no Rio, até ser nomeado bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo, em 1966. Torna-se arcebispo da cidade em 1970 e e nomeado cardeal em 1973. Ligado aos setores progressistas da Igreja Católica, cria no mesmo ano a Comissão de Justiça e Paz da arquidiocese, que tem papel de destaque na defesa dos perseguidos pelo regime militar. Ao completar 75 anos, em 1996, pede demissão do cargo de cardeal arcebispo de São Paulo, como determinam as regras da Igreja. Deixa a arquidiocese em 1998 e dedica-se às atividades de jornalista e religioso. Escreve colunas para três jornais de São Paulo, participa de programas de rádio nas emissoras Rádio América e Nove de Julho e reza a missa dominical no Hospital Geriátrico Pedro II, da Santa Casa de Misericórdia.

Voltar ao topo