Dois Vizinhos debate universidade tecnológica

A Câmara Municipal de Dois Vizinhos promove, às 19h30 de hoje, debate sobre a incorporação da Escola Agrotécnica do município ao Cefet-PR e, também, a transformação deste em universidade tecnológica. O representante estadual do deputado federal Assis Miguel do Couto (PT-PR), Osni Giani Ferraz, participará a discussão. Na semana passada, ele representou o deputado no debate que aconteceu na Câmara Municipal de Pato Branco sobre o ensino superior na região e apresentou, na oportunidade, a proposta de Assis de criação de uma universidade federal ampla no Sudoeste do Paraná.

Universidade

“O debate na Câmara Municipal de Pato Branco, no ultimo dia 4, contribuiu para clarear os projetos da universidade tecnológica e da universidade federal no Sudoeste do Paraná naquele município, colocando as duas propostas lado a lado na defesa da qualidade do ensino superior na região”, disse Assis, lembrando que a tramitação do seu projeto prossegue no Ministério da Educação em Brasília.

Assis comenta que o sonho de uma universidade pública federal e ampla na região Sudoeste não se encerra com a transformação do Cefet em Universidade Tecnológica. “A defesa dessa transformação é legítima, mas há, além disso, uma demanda concreta em todo o Sudoeste do Paraná e nas regiões vizinhas pela formação de profissionais nas mais diversas áreas do conhecimento, como nas de Educação, Saúde e Ciências Humanas”, argumenta.

O Cefet de Pato Branco já ministra quatro cursos que não são tecnológicos: Agronomia (Ciências Agrárias), Ciências Contábeis e Administração (Sociais Aplicadas) e licenciatura em Matemática (Ciências Exatas).

Voltar ao topo