Dois meses de prisão para donos de cahorros que atacarem pessoas

Uma das principais causas de afastamento do trabalho entre leituristas, carteiros e lixeiros é o ataque de cães. Algumas instituições do Estado estão trabalhando para criar uma campanha que estimule a guarda responsável dos animais e reduza o número de vítimas. A pena para quem não cuida de seus animais e permite que acidentes, como as mordidas de cães, aconteçam é a prisão de 10 dias ou 2 meses e multa.

As atividades educacionais, em parceria com a Universidade Federal do Paraná, possuem três focos principais: prevenção de acidente com cães, cuidados com a vida do animal e preservação do meio ambiente. “Buscamos criar uma cultura de comportamento para responsabilidade, controle e administração adequada do animal. Na região, além dos ataques serem comuns, também era fácil encontrar cães mortos jogados em rios ou áreas de preservação ambiental. Animais mortos podem comprometer a qualidade da água”, disse a diretora da DMA, Maria Arlete Rosa.

Os Correios também já criaram trabalhos com lideranças comunitárias, organizando palestra e exposição sobre lesões por ataques caninos, buscando levar informação e conscientização sobre os perigos dos ataques.

Técnicos dessas empresas estão estudando estratégias para promover ações educacionais de prevenção, informação e orientação quanto à responsabilidade sobre a guarda do animal, cuidados com cães, comportamento, perigos e prevenção a acidentes com mordedura canina. As instituições desejam fazer parcerias com outras organizações interessadas no assunto.