Dog Tour leva mais de trinta cães e seus donos em passeio

Não são mais apenas os seres humanos que viajam e descansam nos feriados. Ontem, entre as diversas pessoas que pegavam a estrada para fugir da rotina, estava um grupo bastante curioso. Num ônibus de turismo, seguiam em direção a um hotel de lazer de Corupá (SC) trinta cachorros de diversas raças (entre grandes e pequenos) e quarenta proprietários. Eles participavam de mais uma edição do Dog Tour, organizado pela empresária Igleide Araújo de Almeida, responsável pela Nathuna Tour Viagens e Turismo Ltda, com sede em Curitiba.

Os turistas humanos e caninos partiram da Praça do Japão, no Batel. Dentro do ônibus, cães e donos sentavam lado a lado e o clima era de muita animação.

“Iniciei o Dog Tour em 2004, a partir de uma necessidade própria. Eu tinha uma cachorrinha poodle que era como se fosse minha filha e muitas vezes deixei de viajar porque ela não era aceita nos hotéis e demais estabelecimentos. Também morei um tempo na Europa e percebi que lá os cães estão bem mais inseridos na cultura da população, podendo circular por vários lugares. Foi a partir disso tudo que tive a idéia de começar a organizar viagens nas quais os donos pudessem levar seus bichos de estimação”, afirma.

No começo, Igleide teve dificuldades para fazer com que hotéis e pousadas aceitassem a presença dos hóspedes poucos convencionais. Porém, hoje já tem cadastrados 780 hotéis de todo Brasil que concordam em hospedar animais. Este mês, pela editora On Line, de São Paulo, a empresária está lançando o Guia 4 Patas Dog Tour, com a relação de todos os estabelecimentos onde a presença de cães é bem-vinda. “O Dog Tour tem dado muito certo. Todos os animais viajam com a carteira de vacinação em dia e atestado veterinário. Por incrível que pareça, se comportam muito bem e se divertem bastante na companhia de seus donos”, diz.

Viajantes

Entre as pessoas que estão participando deste Dog Tour de 7 de setembro, estão “marinheiros de primeira viagem” e clientes já antigos das excursões. Entre estes últimos, estão a empresária Suzana Dias, que viaja com a cadelinha daschund Mel e a aposentada Margarida da Silva, dona do poodle Uli e do york terrier Chopper.

“Não tenho coragem de viajar e deixar meus cães. Eles são como filhos e eu não consigo ficar sossegada”, declara Margarida, que já realizou quatro Dog Tours.

Entre os estreantes da excursão, está o professor universitário Gilson Eloi Mafuza, que viaja acompanhado do pintcher Pingo. “Gosto muito de cachorros e poder levar o Pingo em uma excursão é uma excelente oportunidade. Além de muita bagunça, farra e traquinagens, acredito que o passeio contribua com a socialização dos animais. Nunca viajei e deixei meu cachorro sozinho. Sempre procuro levá-lo comigo”, conta.