Do Chuí ao Oiapoque sobre duas rodas

O motoqueiro Euclides Carbonera, de 39 anos, está realizando seu projeto de percorrer o Brasil de ponta a ponta, iniciado no dia 1.º de dezembro de 2002, quando partiu do Chuí (RS) em direção ao Oiapoque (AP). O percurso de ida ele fez pelas fronteiras do País, chegando no seu destino no dia 20 de dezembro, e o de volta está fazendo pela costa litorânea, com data prevista para chegar ao Chuí no dia 15 de fevereiro. No fim de sua aventura, Carbonera terá percorrido aproximadamente 20 mil km de florestas, cidades e desertos, e terá passado por 21 estados. “A idéia é fazer um giro de 360º pelo País”, conta.

Segundo Carbonera, esta viagem era um sonho que o acompanhava há 20 anos. No percurso enfrentou muitos desafios e dificuldades, entre eles, muita chuva; perda de equipamentos e dois tombos da moto. “Mas tudo isso valeu a pena, e o resultado está acima do esperado”, enfatiza.

De acordo com Euclides, a sua aventura chamou atenção de muitos, e ficou muito impressionado com a receptividade e hospitalidade das pessoas. Segundo ele, uma das poucas coisas que o decepcionou foi ver o descaso com a natureza. “Presenciei várias vezes a população jogando lixo no rio, além de ter visto um passageiro da embarcação que ia de Macapá para Belém com um filhote de mico-leão dourado em uma gaiola”, lamenta.

A aventura foi feita sem patrocínio e, durante os dois meses e meio de viagem, ele gastou aproximadamente R$ 7 mil, entre alimentação, combustível, manutenção da moto, hospedagem e outras despesas. De Curitiba ele segue para Joinvile, depois para Florianópolis, Criciúma, Porto Alegre e, por fim, Chuí.

Voltar ao topo