Divulgado resultado da 1.ª fase do vestibular da UFPR

O Núcleo de Concursos (NC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), divulgou ontem a lista dos 14.668 aprovados na primeira fase do seu processo seletivo, que visa preencher 5,5 mil vagas em 95 opções de cursos de graduação. Do total de vagas, 524 serão preenchidas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério de Educação.

Mesmo faltando uma etapa de provas, candidatos que passaram na primeira fase do vestibular da UFPR comemoraram ontem na Praça Carlos Gomes, Centro de Curitiba.

“Estou muito feliz. Agora vou estudar muito para a redação da segunda fase”, disse Dayanne Gomes, candidata ao curso Aquicultura, que envolve a criação de ostras e outros organismos aquáticos em cativeiro.

O estudante Gabriel Ribas, candidato ao curso de Medicina, o mais concorrido da UFPR esse ano, com 41,54 candidatos por vaga, também garante que irá estudar muito para a segunda fase.

“Essa é a segunda vez que tento. Agora vou estudar como maluco para garantir minha vaga”, disse o candidato. “Vou me preparar bastante agora, principalmente a parte de produção de texto”, adiantou Sabrina Johnsson, aprovada para o curso Tecnologia em Comunicação Institucional.

Os candidatos aprovados terão, a partir da próxima terça-feira (30), um novo comprovante de ensalamento, que estará disponível na internet. As provas estão marcadas para os dias 5 e 6 de dezembro.

Para o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, a primeira fase do processo seletivo aconteceu de forma tranquila. “Esperamos fazer a mesma avaliação na segunda fase”, disse. Ele ressalta ainda que a data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para o dia 15 de dezembro, não atrapalhará os candidatos, tampouco o calendário da universidade.

Preparação

Os 14,6 mil alunos aprovados ontem terão que estudar muito nos próximos dez dias. No dia 5 de dezembro eles serão submetidos a uma avaliação de compreensão e produção de textos, que será comum a todos os cursos.

No dia 6, no entanto, os candidatos farão uma ou duas provas específicas conforme cada curso. “Vou treinar muito redação nesses próximos dias até a prova”, garantiu Stephanie Lemos, aprovada para o curso Gestão da Informação. Para 29 cursos a segunda fase terá apenas compreensão e produção de textos.

Voltar ao topo