Disciplinar não é adestrar, diz educador

Um dos mais conceituados especialistas em educação, o psiquiatra Içami Tiba, está desde ontem em Curitiba participando da Semana de Estudos Pedagógicos, promovida pela Secretaria Municipal de Educação. Autor de 14 livros – o mais recente é Quem ama, educa, que já vendeu mais de 200 mil exemplares -, o psiquiatra está trazendo um pouco de sua experiência como educador para os professores de Curitiba.

“Quem fica cinco anos sem se atualizar torna-se um jurássico”, sentencia Tiba, salientando a importância dos cursos de capacitação. Segundo o psiquiatra, assim como o perfil do adolescente vem mudando, o educador tem que passar pelo mesmo processo de transformação. “Disciplinar não é adestrar. Hoje, os professores conseguem disciplinar com qualidade de vida”, acredita. Para ele, o segredo é despertar no aluno o desejo de aprender. “O educador tem que usar mecanismos de liderança e não chefia. Além disso, ele não pode se ver como um empregado; sua função é construir a vida do aluno”, ensina.

Sobre o papel dos pais na educação, Içami Tiba é taxativo: “Os pais estão desorientados. Estão soltando demais os filhos, não os educam, apenas os criam”, critica. Para ele, muitos acabam jogando para a escola a responsabilidade de educar. “Os filhos viraram pássaros soltos.”

O psiquiatra observa ainda que pai e mãe educam de maneiras diferentes. “O pai está se tornando jurássico, e jogando a responsabilidade de educar para cima da mãe. Além disso, a mãe acaba tratando seu marido como um filho a mais”, analisa.

Içami Tiba já vendeu 750 mil exemplares de seus 14 livros – oito deles ligados à educação. Segundo Tiba, ainda não há planos para sua próxima obra.

A Semana de Estudos é realizada uma vez por ano e envolve todos os professores da rede municipal de ensino, ou seja, cerca de oito mil profissionais. O evento acontece paralelamente no Centro de Convenções, Teatro Bom Jesus, Teatro Tuca (PUC), Cefet, Colégio Estadual do Paraná e Clube Thalia.

Voltar ao topo