Direitos Humanos ganha força no Paraná

A partir de março de 2008, o Paraná terá a Universidade Livre dos Direitos Humanos (UNILDH). Serão oferecidos cursos para profissionais de diversas áreas, que estejam em busca de formação em direitos humanos. Além disso, será estimulado o desenvolvimento e a divulgação de estudos e pesquisas socioculturais, além da realização de projetos que beneficiem a comunidade.

A universidade, que terá um fórum permanente de discussões sobre direitos humanos, já tem sede própria. O prédio possui mil metros quadrados e está localizado num terreno de mais de 10 mil metros quadrados, na Vila Santa Cruz, na cidade de Castro. Várias instituições vão ajudar na manutenção da universidade. As atividades vão sendo colocadas em prática à medida que comecem a vigorar os convênios com ONGs, universidades, prefeituras, entidades de classe.

Além da formação acadêmica, a UNILDH também vai implantar projetos que ajudem a mudar a realidade das populações menos favorecidas. A Universidade Federal do Paraná é uma das instituições que já firmou convênio. A UFPR vai ajudar na qualificação da população local para trabalhar com o turismo rural. A UNILDH foi idealizada pelo presidente da Associação Brasileira de Advogados Criminalistas (ABRAC), Elias Mattar Assad. 

Voltar ao topo