Direito de resposta

“O colunista e advogado Augusto Mafuz insinuou em sua coluna que o Mario Celso Petraglia teria sugerido a criação da UNIFIC, do Coritiba. Aproveitamos a oportunidade para esclarecer ao colunista e seus leitores como surgiu o projeto e a forma de atuação da UNIFIC.

A UNIFIC – Unidade de Informação, Formação e Inovação do Coritiba foi desenvolvido desse o começo do ano pelo professor João Paulo Medina e Maurício Andrade, CEO de futebol do clube e implementado há 40 dias.

Trata-se de um projeto técnico desportivo criado para unificar as ações voltadas ao futebol, atendo-se às estatísticas coletadas que se transformam em informação e conhecimento para tomadas de decisões estratégicas embasadas em planejamento, ciência e estudos de como estão as tendências. Isso tudo inserido na instituição como a alma do crescimento do rendimento do Coritiba nos próximos anos.

A Unific é uma proposta ambiciosa e diferenciada, que será aplicada de forma coletiva. Todos os profissionais estão presentes na discussão deste projeto. É a estruturação daquilo que desejávamos para colocar como padrão, para organizar o futebol do Coritiba como um todo. É conceitual, moderno, e exigirá muito dos profissionais que estiverem envolvidos nele.

O Coritiba convida o colunista Mafuz ou qualquer outro jornalista da Tribuna para conhecer a Unific e todos os projetos do Coritiba, para então escrever sobre o clube com mais propriedade. O Coritiba está sempre aberto ao diálogo com os profissionais da imprensa.

Alguns pontos que merecem destaque: integração efetiva das categorias de base com o profissional; contínua especialização dos profissionais; banco e dados de jogadores para estruturação do elenco; centralização da metodologia de formação das categorias de base; captação de talentos; e formação integral (extracampo).”

Diretoria do Coritiba F.C.