Diminui o surgimento de novos casos de dengue

As temperaturas baixas do inverno curitibano estão contribuindo para a diminuição do número de casos de dengue no Estado do Paraná. O resultado é devido à ausência de dois fatores responsável pela proliferação do mosquito Aedes aegypti: o clima quente e as chuvas freqüentes. Hoje, segundo estatísticas da Secretaria de Estado da Saúde, mais de 4 mil casos foram constatados desde o início do ano e cerca de quatrocentos foram identificados como importadas, ou seja, as pessoas se infectaram fora do Estado. Já durante os primeiro dias de julho, foram constatados apenas dezenove casos novos, um dos mais baixos índice do ano. “A tendência é diminuir ainda mais e chegar a zero o número de casos. Provavelmente isto deva acontecer nas próximas semanas”, afirma o diretor do Centro de Saúde Ambiental, Antônio Carlos Setti.

A campanha nacional de combate a dengue deve continuar durante o ano todo. “Mesmo que o verão apresente um maior número de casos, não podemos esquecer que nas demais estações também há índices, menores, mas se não tratados poderão virar uma epidemia”, ressalta Setti .

A Secretaria de Estado da Saúde, mesmo satisfeita com a queda de casos de dengue, realizará, dia 19 de julho, uma reunião com os secretários municipais de saúde dos 67 municípios com maior índice de infetados e 22 coordenadores regionais de saúde.

Voltar ao topo