Trânsito

Dia sem carro tem baixa adesão em Curitiba

Com adesão oficial em 32 cidades no Brasil e 1.776 no mundo, o Dia Mundial Sem Carro, lembrado ontem, passou quase em branco em Curitiba. Além do movimento de automóveis nas ruas não ter apresentado grandes alterações, as atividades relacionadas à data tiveram pouca repercussão.

Como a cidade não participou oficialmente do evento, o jeito, para os mais engajados, foi recorrer aos eventos organizados por grupos ligados ao tema. Os principais foram promovidos pelos ciclistas que, no início da noite, saíram do prédio da Reitoria da Universidade Federal do Paraná para a “Marcha das 1.000 Bikes”, pelas ruas do centro da cidade.

Além da marcha, que reuniu pouco mais de 100 ciclistas, os manifestantes promoveram, pela manhã, uma “vaga viva” – em que uma vaga de estacionamento foi bloqueada para dar lugar a uma espécie de sala -, na Praça Santos Andrade. À tarde, houve uma reunião com candidatos à Prefeitura de Curitiba.

Os quatro que participaram – Gleisi Hoffmann (PT), Carlos Moreira (PMDB), Maurício Furtado (PV) e Bruno Meirinho (PSOL) – assinaram uma carta de compromisso com os ciclistas, na qual se comprometem a tomar algumas medidas em favor das bicicletas no trânsito. Os manifestantes também deverão tentar convencer o prefeito Beto Richa, que não compareceu, a assinar o termo.

De acordo com José Carlos Belotto, responsável pelo projeto Ciclovida, o balanço do dia foi positivo. “A gente chamou a atenção para a causa”, avalia. Mas Belotto lamenta que nem a Prefeitura, nem o governo do Estado tenham apoiado a data.

“Várias cidades no mundo participaram. Aqui, se não é o pessoal do meio acadêmico e alguns ativistas, não teria nada.” Para o ativista Jorge Brand, as bicicletas precisam ter um espaço seguro na cidade, “que se amplie cada vez mais para que a gente possa mudar o paradigma urbano, hoje voltado aos carros”. Para ele, a falta de apoio oficial não importa tanto: “O importante é os cidadãos criarem consciência e pensarem sobre a mobilidade na cidade”.

O movimento pelo Dia Mundial Sem Carro começou na França, em 1998, e aconteceu pela primeira vez no Brasil em 2001. Curitiba já participou oficialmente, em 2003 e 2006, sendo que na primeira vez o evento foi bastante amplo: várias ruas do centro foram bloqueadas para os carros.