Dia do Idoso com atividades informativas e de lazer

O Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi) realiza entre sábado (27) e quarta-feira (1.º) o VI Move – Mobilização Paranaense sobre Envelhecimento, para lembrar os dias nacional e internacional do idoso. As atividades ocorrem em todo o Estado. A Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social promove palestra com o secretário da Saúde, Gilberto Martins, e mesa redonda sobre prevenção da violência contra o idoso. O evento será na quarta-feira (1.º), às 14h, no campus Curitiba da Pontifícia Universidade Católica do PR.

Para o secretário de Estado do Trabalho, Nelson Garcia, o tema deve atrair não apenas os idosos, mas toda a população. “Aproveitamos o Dia do Idoso para falar de um assunto que interessa a cada um. Afinal, todos nós queremos envelhecer com saúde”, afirmou.

De acordo com a presidente do Cedi, Schirley Scremin, o conselho já enviou sugestões de atividades a todos os municípios do Estado. “Eles podem optar por almoços de confraternização, bailes comemorativos ou matinês dançantes, cafés da manhã, caminhadas, campanha de saúde, cerimônias religiosa, ciclos de palestras, concursos de beleza, jogos, oficinas, passeios, sessões culturais. O importante é escolher as atividades de acordo com a realidade de cada local”, explicou.

Desde 2003, o Paraná promove a Move, com ações para conscientizar a população quanto ao respeito à pessoa idosa, por meio de atividades recreativas, culturais e educativas. O projeto é realizado pelo Cedi em parceria com as Secretarias de Estado do Paraná e entidades da sociedade civil.

O Dia do Idoso é comemorado em diferentes datas. A primeira delas, 27 de setembro, foi escolhida pela Comissão de Educação do Senado Federal em 1999. A data já era comemorada no Espírito Santo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, através de outros decretos e passou a ser comemorada ainda em Belo Horizonte. Em 2006, decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, instituiu o 1.º de outubro como Dia Nacional do Idoso. Nesta data também é celebrado o Dia Internacional do Idoso.