A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude realizará uma extensa programação de atividades para o Dia do Desafio, que acontecerá nesta quarta-feira (30). Neste ano Curitiba disputará o Dia do Desafio com as cidades de Santa Cruz de La Sierra, da Bolívia, e Tegucigalpa, capital de Honduras.

Haverá uma programação especial na Boca Maldita a partir das 10h, com apresentações de 31 grupos e academias de dança, além de ginástica, brincadeiras e atividades recreativas promovidas pela equipe da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude.

O Dia do Desafio faz parte de uma campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades em benefício da saúde e bem-estar e consiste na disputa entre cidades na mobilização de pessoas para a prática de atividades físicas.

Vence a competição a cidade que contar com o maior número de registros de atividades físicas. O resultado é medido proporcionalmente entre a quantidade de participações e de pessoas que vivem no local.

A Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude também promoverá atividades durante todo o dia nos 24 Centros de Esporte e Lazer, com a realização de aulas de ginástica, caminhadas, alongamentos e atividades recreativas.

Nas repartições públicas também haverá atividades de ginástica e alongamento. Todas as ações esportivas e recreativas desenvolvidas na cidade serão monitoradas por equipes da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude.

Dia do Desafio

Criado em 1983 e realizado em todo o mundo, o Dia do Desafio é organizado em Curitiba pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) em parceria com a Prefeitura.

Em 2011, Curitiba conquistou sua sexta vitória consecutiva ao vencer a disputa com a cidade de Región de Los Lagos, do Chile. No total, a capital paranaense registrou 765.355 atividades físicas, com aproximadamente 45,58% da população se mobilizando para participar do evento.

No Paraná, 345 municípios participaram do Dia do Desafio em 2011, com um total de 4.978.529 paranaenses (51,68% da população) praticando atividades físicas e recreativas durante o evento. O resultado superou a meta do governo do Estado, que era mobilizar 4,8 milhões de pessoas.

O registro da prática de atividade física poderá ser realizado por meio da central telefônica exclusiva para contabilizar as participações – 0800 643 6690, ou pelo site www.sescpr.com.br (ícone Dia do Desafio), entre 0h e 21 horas. O participante pode fazer o registro individual ou de um grupo de pessoas.