Dia do Desafio reúne 45 cidades paranaenses

Até às 21h de hoje, milhares de pessoas em 1.052 cidades de 24 países do mundo deixarão de lado suas atividades normais para fazer quinze minutos de exercícios físicos. Elas estarão participando do Dia do Desafio, que acontece desde 1984. No Brasil, estão inscritas 753 cidades de quatorze estados. No Paraná, 45 cidades se inscreveram, sendo que cerca de trinta participam do evento pela primeira vez.

“No Dia do Desafio, criado no Canadá, cidades do mesmo porte disputam umas com as outras. Vence a que levar a maior percentagem de sua população a fazer quinze minutos de exercício dentro de um período de 21 horas”, explica um dos coordenadores do Dia do Desafio e analista de apoio operacional do Serviço Social do Comércio do Paraná (Sesc-PR), Neri Aloízio Schneider. Em todas as Américas, o dia é coordenado pelo Sesc-SP.

Entre as cidades estreantes do Paraná estão Curitiba, Piraquara e Campo Largo, na Região Metropolitana. A capital, com 1.587.315 habitantes, concorre com a cidade venezuelana Maracaibo, que é capital do Estado de Zulia, tem 1.680.678 habitantes e é considerada um importante centro comercial. Piraquara, com 72.886 habitantes, enfrenta a americana Tamarac, que possui 56.444 habitantes e está localizada no Sul da Flórida. Já Campo Largo, com uma população de 92.782 pessoas, concorre com a cubana San Luis, que tem 88.725 moradores.

A participação no Dia do Desafio pode ser individual ou em grupo. As pessoas não precisam freqüentar academias de ginástica ou gastar dinheiro para participar. Basta destinar quinze minutos do dia para dar uma caminhada na praça, fazer um passeio de bicicleta ou uma sessão de alongamento dentro da própria casa. Depois, é só ligar para a organização do dia, fornecer o nome e comunicar o feito. As empresas podem incentivar os funcionários e comunicar quantas pessoas participaram. No Paraná, o telefone de contato é o (41) 322-6653. Depois das 21h, as ligações serão computadas e as cidades vencedoras descobertas.

Todas as participantes receberão um certificado de participação. As vencedoras irão ganhar um certificado de Mérito Comunitário. O objetivo do evento é incentivar as pessoas a se exercitarem e deixarem de lado o sedentarismo, contribuindo para a promoção e manutenção da saúde física e mental.

Voltar ao topo