Alegria

Dia de festa para mais de 5 mil calouros da UFPR

Apenas um bom banho de lama, música ao vivo e muita tinta colorida pelo corpo poderiam conter a euforia dos 5.236 candidatos aprovados, ontem, em definitivo, no vestibular de verão da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Os estudantes enfrentaram mais de 43 mil candidatos na disputa por uma vaga em um dos 95 cursos ofertados pela instituição neste ano. A lista com os aprovados está disponível no site www.nc.ufpr.br.

Para o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, o momento é de festa. “Este é um dia de grande alegria para os novos calouros da UFPR. Damos as boas vindas para esses jovens que terão suas vidas transformadas por estarem ingressando em uma das melhores e mais tradicionais universidades do Brasil”, afirmou o reitor, que ressaltou também o sucesso de todo o processo seletivo. A matrícula dos novos alunos deve ser feita entre 31 de janeiro e 4 de fevereiro.

Além das preenchidas ontem, a UFPR está disponibilizando 524 vagas por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), do Ministério da Educação (MEC). “Temos festa até esse sábado. A partir de domingo começa outra parte do nosso processo seletivo”, ressalta Raul von der Heyde, coordenador do Núcleo de Concursos da UFPR. O Sisu abre suas inscrições amanhã, através do site www.sisu.mec.gov.br.

De acordo com a UFPR, 90% dos aprovados residem no Paraná, sendo que 75% deles moram em Curitiba e Região Metropolitana. A UFPR apontou ainda que 61% dos aprovados têm renda familiar inferior a R$ 3,3 mil mensais.

“Os números confirmam que a UFPR está atendendo e formando jovens da região. Os índices desmitificam também aquela informação que a UFPR é apenas para filhos da elite. Isso comprova o funcionamento das políticas de inclusão e de assistência estudantil”, ressalta o reitor.

Entre os mais de 5 mil novos alunos, a caloura Ana Flávia Machado ganha destaque. Ela foi primeiro lugar no curso de Medicina, o mais concorrido deste ano (41,54 candidatos por vaga).

“Estou muito feliz. Estudava diariamente cerca de nove horas. Todo meu esforço valeu a pena. Faria tudo novamente”, conta a jovem de 18 anos, que acertou 73 das 80 questões da segunda fase. “É uma emoção muito grande para toda a família. Ela estudava todos os dias”, conta a mãe de Ana Flávia, Roseli Mocelim.

O clima de festa também afetou a família de Daniel Vaccari Gonçalves, calouro de Engenharia de Produção. “A prova estava relativamente tranquila. Digo isso porque estava bem preparado”, afirma o estudante. “Não tem coisa melhor do que ver meu filho aprovado no vestibular da UFPR. É maravilhoso”, conta a mãe de Daniel, Mara Vaccari.

UEM

Na manhã de ontem, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) também divulgou a lista de aprovados no seu vestibular de verão. Foram 18.591 candidatos inscritos para 2.216 vagas ofertadas pela universidade.

O estudante Eigi Wilton de Souza obteve a maior nota. Ele alcançou 563,3 pontos, o que lhe rendeu uma vaga no curso de Medicina. A matrícula dos candidatos aprovados na UEM deverá ser feita entre hoje e terça-feira, pelo site www.daa.uem.br.A lista com a segunda chamada sairá no dia 21 e as aulas terão início em 21 de fevereiro. O resultado está disponível no site www.vestibular.uem.br.

Voltar ao topo