Dia de festa no Colégio Militar de Curitiba

Muitas homenagens, inclusive para ex-alunos, marcaram o aniversário de 50 anos do Colégio Militar de Curitiba (CMC), ontem. Pessoas que já passaram pela instituição ao longo de cinco décadas e os atuais alunos se uniram em uma cerimônia realizada no próprio colégio.

A primeira turma do Colégio Militar de Curitiba ganhou uma placa de homenagem. Houve também desfile dos estudantes, canto do hino do colégio, apresentação de cavalaria e homenagens para ex-comandantes, ex-professores e pessoas que fizeram parte do colégio e atingiram postos importantes no Exército.

Segundo o atual comandante do colégio, coronel Justino Quintino Martins Figueiredo, foi uma emoção muito grande reunir diversas gerações nas comemorações do cinquentenário da instituição.

“É muita emoção. Quando vejo a alegria de todos, temos uma grande recompensa”, afirma. De acordo com o coronel, as festividades exigiram uma coordenação afinada e a participação de todos os integrantes do colégio.

O CMC foi inaugurado oficialmente no dia 21 de abril de 1959. Funcionou até 1988, quando foi fechado pelo Exército devido a corte de gastos. O colégio reabriu sete anos depois. Atualmente, a instituição abriga 920 alunos, a partir do 6.º ano do Ensino Fundamental até a conclusão do Ensino Médio.

O CMC é aberto tanto para filhos de militares quanto para civis. Novos alunos entram no colégio após uma rígida seleção. A única exceção é o estudante transferido de uma outra escola militar.