Dia da Passeata da Grande Vaia Fora Lula

O sábado foi marcado por protestos contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Desencadeado nacionalmente, o movimento ?Passeata da Grande Vaia Fora Lula? foi organizado pela internet e reuniu manifestantes em nove capitais. Em Curitiba, eles se concentraram na Boca Maldita e foram em passeata até o Palácio Iguaçu. Os participantes lembraram de atos de corrupção praticados por membros do governo Lula e reclamaram falta de ética e atitude por parte do presidente. Fatos recentes, como as 199 mortes no acidente com o vôo JJ3054, da TAM, também foram citados.

Na capital paranaense, os organizadores do protesto conseguiram reunir centenas de pessoas na Rua XV de Novembro. Narizes de palhaço, apitos, caras-pintadas e roupas pretas fazendo alusão ao movimento estudantil que desencadeou o impeachment do ex-presidente e atual senador Fernando Col-lor de Melo foram as marcas do manifesto. Os manifestantes gritavam: ?Quem tem boca vaia Lula? e ?Fora Lula?.

Escândalos

Dentre os participantes, estudantes, aposentados e trabalhadores da classe média lembravam da alta carga tributária brasileira e a falta de retorno à população. Os dólares encontrados na cueca de um parlamentar e o mensalão, fatos que marcaram o último ano do primeiro mandato do presidente, foram citados pelos manifestantes. Outros, mais recentes, como os escândalos envolvendo o senador Renan Calheiros e a crise aérea, também subiram ao palanque de protestos.

Voltar ao topo