Dez mil recebem bênção no Dia de São Francisco

Ontem, no Dia de São Francisco de Assis, foi realizada a tradicional bênção de carros, pessoas e animais na paróquia Nossa Senhora das Mercês (dos capuchinhos), localizada no bairro Mercês, em Curitiba.

Das 7 às 22 horas, cerca de dez mil pessoas passaram pelo local para receber a bênção. A bênção de carros e animais foi realizada em frente à igreja, na Avenida Manoel Ribas. Já a de pessoas aconteceu no interior da igreja, em quatro horários de missas: 6h30, 10h30, 17 horas e 19 horas.

“A bênção é realizada anualmente pela igreja, sempre no dia de São Francisco de Assis”, conta o frei Alvadi Marimentini. “O santo, nascido no ano de 1182 e morto em 1226, tinha grande sintonia com os animais e muitas pessoas lhe são fiéis”.

Por seu poder de conversar com os animais, São Francisco de Assis foi eleito o santo padroeiro de todos os animais. Conta a lenda que uma vez, na cidade de Gubio, na Itália, ele conseguiu amansar um lobo feroz que atacava os rebanhos de ovelhas. “São Francisco conversou com o lobo e disse que se ele parasse de atacar as ovelhas seria abençoado por Deus e nunca mais ficaria sem comida. O lobo atendeu ao pedido do santo e Gubio finalmente teve paz”, conta o frei Alvadi.

Voltar ao topo