Devotos rezam para Santo Expedito em Apucarana

Apucarana – Mais uma vez um grande número de fiéis – de Apucarana e região – compareceram na quinta-feira (19/8), às dependências do Parque Ecológico Santo Expedito – bairro Igrejinha – para acompanhar uma santa missa, celebrada mensalmente, todo dia 19, pelo padre Xisto Bobatto, pároco da Igreja Nossa Senhora Aparecida. “É muito gratificante ver as pessoas chegando a este espaço de fé e devoção. Cada mês um número maior, todos encantados com a transformação. Um lugar que há pouco tempo era sinônimo de erosão e abandono, hoje faz parte de um projeto que promete dar vida nova ao turismo de Apucarana, o ?Caminho das Águas: Circuito da Fé?, que une potencialidades naturais, integração de parques e religiosidade ecumênica”, assinala João Carlos Fernandes, secretário de Desenvolvimento Econômico, responsável direto pela pasta do Turismo local. De acordo com ele, a um médio prazo, a administração municipal planeja cercar a cidade de parques naturais, dando mais beleza ao município, atraindo visitantes e valorizando a periferia.

Desde a inauguração do Parque Ecológico Santo Expedito, todas as missas foram celebras em dias da semana. “A próxima missa, que será no dia 19 de setembro, e será a primeira a cair em um domingo. Por isso estamos esperando o maior número de fiéis e visitantes já acolhidos pelo parque”, comenta Edson Barbosa, coordenador municipal de Turismo.

Vida e obras de Santo Expedito

Santo Expedito era comandante-chefe da XII Legião Romana, aquartelada na cidade de Melitene, no final do século III. Antes de sua conversão ao Cristianismo, tinha uma vida devassa. Quando Santo Expedito estava para se converter, apareceu-lhe um espírito do mal, na forma de um corvo, grasnando CRAS – que em latim significa AMANHÃ – mas esse grande santo pisoteou o corvo, bradando HODIE, que significa HOJE, confirmando sua urgente conversão. Cristão convertido, assim como toda a sua tropa, Expedito foi vítima da ira do imperador Diocleciano. A importância de seu posto fazia dele um alvo especial do ódio do imperador. Foi flagelado até sangrar e depois decapitado pela espada.

A quem ajuda

Pessoas com problemas urgentes e de difícil solução. O Santo é também protetor dos militares, estudantes, jovens e viajantes. As imagens de Santo Expedito apresentam-no com traje de legionário, vestido de túnica curta e de manto jogado militarmente atrás das espáduas com postura marcial. Em uma mão sustenta uma palma e na outra uma cruz que ostenta em letras visíveis a palavra “Hodie”, em referência ao episódio do espírito do mal, que surge para adiar sua conversão. Calça com o pé vitorioso, um corvo que se consome lançando seu grito habitual “Cras”.

Voltar ao topo