Devotos de Nossa Senhora têm tradicional romaria

Devotos de Nossa Senhora Imaculada Conceição vão tomar conta das ruas logo do início da manhã deste domingo. Com início previsto para 6h, em frente à Catedral Basílica de Curitiba, está marcada mais uma edição da tradicional Romaria de Penitência e Oração em Louvor à Imaculada Conceição. O fim da Romaria será na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, no Colégio Bom Jesus/Nossa Senhora de Lourdes, no Cajuru. Lá acontecerá uma missa presidida pelo arcebispo de Curitiba, dom Pedro Fedalto.

Este ano as intenções da romaria serão: pela paz no mundo e no Brasil; pelo cinqüentenário da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); pela propagação da devoção do Rosário; pelo ano vocacional de 2003 e pelo Santíssimo Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria.

O presidente da Federação das Congregações Marianas da Arquidiocese de Curitiba, Afonso Novak, explicou que a romaria é realizada no dia dedicado à Nossa Senhora Imaculada Conceição há mais de 75 anos. “Neste ano esperamos que mais pessoas compareçam, pois a data caiu num domingo”, destacou, lembrando que nos anos anteriores a média é de cerca de 500 fiéis.

Novak lembrou de um fato ocorrido em 1936, quando um congregado mariano muito adoecido foi curado graças à romaria. “Padre Audálio José Neves comandou a romaria que foi oferecida pela saúde de Átila da Rocha. Ele estava com tifo e depois das orações foi curado. O fato fez com que ela se tornasse cada vez mais tradicional”, lembrou Novak.

Voltar ao topo