Detran/PR realiza exame para surdos com auxílio de intérprete

O Detran/PR realizou, nesta semana, os primeiros exames teóricos com auxílio de intérpretes oficiais para candidatos portadores de deficiência auditiva. O serviço é prestado pelo convênio com a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis). O primeiro exame foi realizado em Foz do Iguaçu, na segunda feira (28), e o segundo, em Curitiba, na sede do Detran/PR.

Na capital, o candidato Philippe Corrales de Oliveira, 21 anos, realizaou o exame teórico técnico (legislação) já com o auxílio de intérprete. Esse era o seu oitavo exame teórico e o primeiro que contou com o novo serviço do Detran/PR. Para Oliveira, a presença da intérprete deu mais segurança para realizar a prova.

Auxiliado pela intérprete Márcia Eliza de Pol, Philippe Oliveira afirmou que estava desanimado antes de saber que poderia ter o auxílio da intérprete, porque nos exames anteriores, quando encontrava a primeira dificuldade numa questão, já ficava nervoso e não conseguia continuar a prova. Desta vez, estava mais tranqüilo, acreditava ter ido melhor na prova.

?Para os surdos, o português é como uma segunda língua. É como se nós ouvintes estivéssemos fazendo um exame em inglês. A nossa presença para os surdos é como um dicionário em que ele pode consultar o significado das palavras?, explicou a intérprete Márcia Eliza de Pol.

Segundo a coordenadora de habilitação do Detran/PR, Maria Aparecida Farias, o trabalho do intérprete é explicar o que o examinador repassa aos candidatos antes da entrega das provas. O intérprete explica somente o significado das palavras e isso quando o candidato solicita a interpretação.

?Todos os dias buscamos mais recursos para oferecer serviços mais completos aos cidadãos que procuram o atendimento do Detran/PR. O nosso objetivo é a excelência no atendimento?, afirma o diretor-geral, coronel David Antônio Pancotti.

A prestação de serviços oferecido pela Feneis é gratuita e o candidato deve informar a necessidade do intérprete com 15 dias de antecedência. Todas as 140 unidades do Detran/PR oferecem o serviço para os exames de Aptidão Física e Mental, Avaliação Psicológica, Médico Especial, Teórico Técnico, Prático de Direção e Curso de Reciclagem. Desde o dia do contrato (28/12/2008) com a Federação, 14 processos para o serviço de exame teórico do Detran/PR foram abertos com solicitação de intérprete para candidatos surdos.

Voltar ao topo