Detran suspende atividades de quatro auto-escolas

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) suspendeu as atividades de quatro auto-escolas e também dos diretores geral e de ensino. Dois Centros de Formação de Condutores são de Curitiba, Born e Marli, outro, do município de Verê, sudoeste do Estado, CFC Ana Julia, que também teve a suspensão das atividades de dois instrutores, pelo prazo de 30 dias. A outra suspensão é do CFC Semáforo, de Toledo, por 10 dias.

Além das documentações do CFC e dos alunos não estarem corretas, um dos principais motivos que provocaram as suspensões foi a irregularidade na carga horária das aulas ofertadas, as 30 horas de aulas teóricas e as 15 horas das aulas práticas, como exigido pelo Código de Trânsito Brasileiro. Caso o CFC continuar exercendo as atividades normalmente, haverá um novo processo administrativo, que deve determinar punição mais severa.

A apuração das irregularidades inicia-se depois de denúncia ou por fiscalização de rotina do Detran. ?Dependendo do grau das irregularidades variam as punições e prazos, que podem chegar de uma advertência até o cancelamento da credencial da CFC e dos funcionários?, alerta o coordenador da Controladoria Regional de Trânsito (CRT), Herivelto do Carmo.

Os processos agendados dos alunos desses quatro CFCs foram automaticamente paralisados, já que estão vinculados ao Centro de Formação. O Detran/PR recomenda que esses alunos esperem os CFCs voltarem às atividades normais para darem continuidade ao processo. ?As pessoas que tiverem reconhecimento de irregularidade ou reclamações de algum Centro de Formação podem encaminhá-las ao Detran?, orienta Carmo.

Voltar ao topo