Detran registra movimento intenso em Curitiba

Quem procura logo no início da manhã os serviços do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) encontra uma fila na porta do órgão no bairro Tarumã, em Curitiba. O atendimento começa às 8h, mas muitas pessoas preferem chegar antes desse horário para serem atendidas assim que as portas do órgão abrem. Em janeiro, há um movimento intenso na procura por serviços do órgão.  

O operador de máquinas Milson José Pereira era o primeiro da fila ontem. Ele precisava fazer o exame de vista para a carteira de habilitação e chegou às 7h no Detran. ?Eu não sabia que tinha fila. Vim cedo para sair daqui cedo. Depois eu vi o pessoal chegando e percebi que foi melhor mesmo ter vindo cedinho para cá?, explica.

A costureira Ironi Carvalho, que procurou o Detran pelo mesmo motivo, também não sabia que existia fila no local. ?Eu não sabia, mas pelo menos, estou bem no início da fila?, comentou.

O juiz do trabalho Felipe Calvet também foi ao Detran ontem pela manhã. ?A gente tem que ficar na fila, não existe outra alternativa?, salientou.

Assim que o Detran abre, as pessoas vão se direcionando para o local de atendimento do serviço que desejam. As filas na rua somem. No entanto, o movimento na região do Detran é intenso durante toda a manhã. Como o atendimento vai somente até às 14h, muitos aproveitam a hora do almoço para resolver suas pendências.

A assessoria de imprensa do Detran informou que as filas antes do início do expediente são freqüentes e a quantidade de pessoas esperando do lado de fora depende da época do ano. Existe um aumento de cerca de 10% na procura pelo atendimento do Detran no início do ano. A demanda só não é maior do que o mês de dezembro.

Em média, o atendimento para a habilitação, por exemplo, é de 230 a 290 senhas por dia entre março e outubro. Este número salta para até 380 senhas no período entre novembro e fevereiro. Os dados não contam as pessoas que passam pela triagem ou o atendimento especial (gestantes, deficientes e idosos). Os serviços mais procurados são primeira habilitação, renovação da carteira, 2.ª via do documento e emissão definitiva da habilitação.

Quanto aos serviços relacionados aos veículos, também existe aumento na procura no início do ano, apesar da maior demanda também ocorrer no mês de dezembro. A média durante os meses de março e outubro são de 250 a 290 senhas por dia. A quantidade sobe para 380 a 430 por dia entre novembro e fevereiro. Neste caso, os atendimentos mais solicitados são pagamento de débito de multa, transferência de veículo, primeiro emplacamento e comunicação de venda. 

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