Detran lança campanha sobre educação no trânsito

O Detran/PR lançou, nesta terça-feira (15), a Semana Nacional de Trânsito (SNT), que será realizada de 18 a 25 deste mês, com o tema “Educação no Trânsito”. Neste ano, o Detran criou a campanha intitulada “A educação do trânsito está em nossas mãos”. A intenção é promover a educação pela disseminação de valores e boa conduta.

O diretor-geral do Detran/PR, David Antônio Pancotti, destaca que todo cidadão, pedestre ou condutor, necessita manter uma postura pacífica no trânsito, com senso de coletividade e respeito. “Muitas vezes usamos gestos indevidos para chamar a atenção no trânsito. Com esta campanha queremos fazer com que as pessoas mudem seu comportamento e passem a usar gestos educados”, afirma.

De acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), acontecem aproximadamente 35 mil mortes em acidentes de trânsito, por ano, em todo o Brasil. No Paraná, em 2008, foram registrados mais de 108 mil acidentes, com 59.640 feridos e 1.641 mortos.

As ações da Semana Nacional de Trânsito terão início na próxima sexta-feira (18), às 15 horas, com uma blitz na rua Nossa Senhora da Luz, próxima a Praça das Nações. Será feita abordagem dos condutores, que receberão orientações e materiais educativos.

Durante toda a semana, equipes estarão em ruas realizando abordagens educativas. No sábado (19), acontece um megaevento na Praça Osório, onde vários órgãos de trânsito vão expor materiais e orientar as pessoas sobre a boa conduta no trânsito. Os eventos acabam na sexta-feira (25) da semana que vem, com uma blitz na Rua Anne Frank, próximo ao terminal do Hauer.