Detran do Paraná alerta que e-mail sobre multa é spam

Novos e-mails falsos em nome do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) estão sendo disparados na internet. O golpe agora diz respeito às infrações cometidas registradas no veículo do usuário. No texto, os golpistas dizem que o motorista precisa acessar os links contidos no corpo do e-mail para regularizar a situação do veículo e registrar num formulário “a notificação de autuação por infração à legislação de trânsito quando não for o responsável pela infração”.

De acordo com Marli Batagini, coordenadora de infrações do Detran/PR, essa não é a primeira vez que este e-mail específico circula na internet. “Temos conhecimento de que essa mensagem já circula como spam desde 2010. Volta e meia ele aparece nas caixas de entrada e quando a mídia mostra, ele some”, diz.

Outros tipos de e-mails falsos relacionados ao Detran já foram disparados antes. No início do ano, um spam circulou na internet informando erroneamente que a carteira de motorista pode ser renovada apenas no prazo máximo de 30 dias após o vencimento do documento. Segundo a mensagem, a CNH seria cancelada automaticamente após este período. A mensagem ainda cita que o condutor, diante da suspensão do documento, seria obrigado a passar novamente por todas as etapas para a obtenção da carteira.

Diante da situação, Marli reafirma que nenhuma cobrança realizada pelo Detran é feita através da internet. “Hoje toda a nossa comunicação e cobrança é feita única e exclusivamente pelos Correios’, diz a coordenadora. Segundo o Detran, essa mensagens são enviadas por quadrilhas que querem acesso irrestrito e ilegal à informações cadastrais e bancárias pela internet.

Voltar ao topo