Desperdício de água fica sem solução

Vazamento na rede de abastecimento de Piraquara está desperdiçando cerca de 20 mil litros de água tratada por hora, desde o dia 21 do mês passado. A quantidade de água jogada fora daria para abastecer 27.400 famílias. O problema ainda não foi resolvido, segundo a Sanepar, porque a rede passa embaixo da barragem do Iraí e é difícil localizar o vazamento. Até amanhã técnicos da empresa devem apresentar uma solução.

O vazamento começou no mês passado e os moradores do bairro Vila Macedo e do complexo penal de Piraquara ficaram dois dias recebendo água de um caminhão pipa. Para acabar com a falta de água a Sanepar aumentou a capacidade de produção em Piraquara. Porém, o vazamento continua sem solução.

O coordenador regional do sistema de produção e distribuição, Deógenes Serenski, conta que a rede é antiga. Ela acompanhava a estrada que ligava Piraquara a Quatro Barras. Na construção da barragem, há dois anos, o local foi inundado. Para não ter problemas de distribuição, igual ao que ocorre agora, a Sanepar já previa a sua desativação. Ela deveria ocorrer no próximo ano, sendo substituída por outra até julho.

Deógenes explica que para acabar com o vazamento a única solução é desligar o sistema atual. Mas antes é necessário encontrar outro meio para continuar abastecendo as regiões afetadas. Uma das possibilidades seria a construção de poços artesianos ou uma rede alternativa. “Ainda não se sabe os custos dos dois empreendimentos”, fala. Mas ele acredita que o empreendimento mais viável seria a rede. Ela seria feita com tubos de polietileno com diâmetro de 250 milímetros.

Voltar ao topo