Desistência do vestibular da UEPG ficou em 5,5%

O índice de ausência do 1.º Concurso Vestibular de 2004 (Vestibular de Inverno) da Universidade Estadual de Ponta Grossa chegou a 5,4%. Dos 9.594 inscritos, 518 deixaram de realizar as provas do vestibular, aplicadas em três etapas, nos dias 18, 19 e 20.

Numa comparação com vestibulares de anos anteriores, o presidente da Comissão Permanente de Seleção (CPS), professor Antônio Carlos Schafranski, considera esses números normais, destacando a tranqüilidade com que se desenvolveram o trabalhos, nos campi de Ponta Grossa, Castro, Jaguariaíva, Palmeira, São Mateus do Sul e Telêmaco Borba.

No primeiro dia de provas, na sexta-feira, 469 candidatos (4,88%) não compareceram à etapa vocacionada do concurso, onde os candidatos responderam apenas às questões das disciplinas ligadas ao curso pelo qual optaram. Com mais 26 ausências na prova de Conhecimentos Gerais (2.ª etapa), no sábado, o índice subiu para 5,16%. Na terceira etapa (prova de Redação), no domingo, com a desistência de mais 23 candidatos, o índice fechou em 5,4% (518 ausências).

Na prova de Redação, o candidato tinha duas opções para desenvolver um texto. Na primeira, a partir do artigo Volta ao Mundo Social, de Ricardo Miranda para a revista Isto É (edição 7/5/2003), os vestibulandos deveriam escrever uma carta tentando convencer as jovens Renata e Alice (personagens do texto) de que ele teria as qualidades necessárias para acompanhá-las, numa “caça de idéias e iniciativas de combate à pobreza”. Na segunda opção, o candidato teria que redigir uma dissertação expondo seu ponto de vista sob o tema Velocidade máxima para vencer na vida não é preciso deixar de viver (adaptação de um artigo de Martha Medeiros para a revista Exame edição de 15/12/99).

A divulgação oficial dos gabaritos, segundo Antônio Carlos Schafranski, será feita na quinta-feira (24/7), obedecendo critérios da CPS, que estabelece um prazo para a contestação de questões cujas respostas gerem dúvidas. “Agimos dessa forma para que nenhum candidato se sinta prejudicado”, diz o professor, observando que, geralmente, as contestações partem dos cursinhos pré-vestibulares.

Aprovados

A relação de aprovados do 1.º Concurso Vestibular de 2004, em 1.ª chamada, tem prazo máximo para divulgação até 3 de outubro. Na mesma data, em rigorosa ordem de classificação, a CPS divulgará a lista de espera dos candidatos imediatamente classificados e aptos a preencherem as eventuais vagas dos ausentes na matrícula e registro acadêmico na 1.ª chamada.

A matrícula e registro acadêmico serão efetuados pela Divisão Acadêmica/Seção de Matrícula da Pró-Reitoria de Graduação, nos dias 9 e 10 de fevereiro, em local e horários estipulados para cada curso, conforme boletim informativo entregue aos candidatos na última etapa das provas. . Para os candidatos da lista de espera, a matrícula e registro acadêmico acontecerão no dia 13 de fevereiro.

Para o candidato obter informações sobre o concurso vestibular, poderá ligar para o “disque vestibular”, números (42) 220-3241, 220-3242 e 220-3243, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 19h30. Os vestibulandos ainda poderão acionar o site www.uepg.br, ou ainda consultar os editais que serão afixados no saguão do bloco B do campus central e publicados em jornais de Ponta Grossa.

Voltar ao topo