Desfile vai encenar a história de Guarapuava

Guarapauva – As comemorações alusivas à Semana da Pátria este ano, em Guarapuava, vão se diferenciar das anteriores. A administração municipal está preparando para o desfile de 7 de Setembro, uma produção onde será apresentada à comunidade guarapuavana, uma retrospectiva sobre a história do município. O tema do desfile, foi proposto por uma comissão, na qual resultou em um livro onde será contada a história de Guarapuava desde a sua fundação até os dias de hoje, passando por sua evolução, crescimento econômico e cultural, destacando sua importância, por se tratar de um dos principais municípios do Estado.

O livro será entregue às escolas no dia 15 de outubro, em comemoração ao dia do professor. Cada escola ficará com exemplares que ficará à disposição dos alunos, para que possam efetuar pesquisas. As professoras, Gracita Grüber Marcondes e Júlia de Santa Maria, dividiram a história do município em itens e sortearam entre as escolas e entidades que vão desfilar. Cada escola pesquisou e desenvolveu o tema a ser apresentado.

Os temas, após serem pesquisados e desenvolvidos, passaram por uma transformação pelo Grupo de Teatro Arte e Manhã, que deu um cunho mais artístico ao desfile. O início das festividades foi na quarta (1/10), com a abertura oficial, às 9 horas, na Praça 9 de Dezembro. Na terça (7/10), às 8h30, acontece na Praça 9 de Dezembro o hasteamento dos Pavilhões e em seguida o Desfile Cívico, com o tema “Em cena, Guarapuava, sua história, nossa vida?.

A ordem do desfile será cronológica, onde cada tema será apresentado por alunos e funcionários das escolas e das Secretarias Municipais.

O desfile será aberto pela Banda Jovem Maestro Leonel Rossetim, seguidos pelo 26.º GAC, 16.º BPM, 3.º Subgrupamento de Bombeiros e a Fanfarra Jozoel de Freitas. A primeira escola a desfilar será a Apae, logo em seguida as escolas municipais e estaduais, encenaram a história da cidade, destacando a origem do seu nome, suas lendas, suas culturas e a evolução natural do município. Após a apresentação das escolas, entidades, grupos folclóricos e a comunidades também estarão desfilando, prestando sua homenagem a cidade.

Apucarana comemora data cívica

Apucarana

– Com a tradicional condução do “fogo simbólico”, Apucarana deu início oficial quarta-feira (1/9) à Semana da Pátria 2004. Foram vários postos de troca, sempre com um efetivo de 7 alunos por estabelecimento. O primeiro posto foi na Avenida Paraná/Paranamotor, depois Rua São Paulo/Rotark, Rua Demetrio S. Moreira/Bonfin Tintas, Rua Galdno Gluck/Talismã, Rua Clóvis da Fonseca/Posto Spacial, Rua René Camargo/Dudony, Rua Professor João Cândido/Lojas Colombo, Rua Rio Branco/Tropicolor Tintas, Rua Osório Ribas/Banco Itaú, Rua Osvaldo Cruz/Bonny, Rua Miguel Simeão, Rua Irmã Eleotéria Ceebja, Rua Miguel Simeão/HSBC, Rua Osvaldo Cruz/Karlos Calçados e, finalmente, Rua Osório Ribas/Banco do Brasil.

Desfiles

Nos distritos de Apucarana, os desfiles cívicos acontecem hoje. Em Correia de Freitas a partir das 08h30 na Avenida Getúlio Vargas. A partir das 10h, na Rua Apucarana, será a vez do Distrito de Vila Reis receber as autoridades e desfile. No Pirapó, a parada cívica acontece a partir das 14h30 na Avenida André Hernandes e, na Caixa São Pedro, o evento começa às 16h na Rua Nelson Miquelão. O dia é encerrado às 17h com arriamento das bandeiras na Rui Barbosa

O grande dia, 7 de setembro, será marcado pelo desfile cívico na área central, após o hasteamento das bandeiras às 8h.

Exército visita escola de Arapongas

Apucarana

– A Escola Municipal Antônio Grassano Júnior, de Arapongas registrou nesta sexta-feira, a presença de um pelotão de soldados e da Banda do 30.º Batalhão de Infantaria Motorizado de Apucarana. A visita fez parte de uma parceria que a escola mantém com o Lions Clube Cinqüentenário, onde durante o período de um ano os alunos são beneficiados com atividades sobre prevenção às drogas, preservação do meio ambiente, exames de visão e audição, artes e civismo. Conforme o presidente do Lions, Edson Moreira, durante a Semana da Pátria foram desenvolvidas atividades relacionados à questão do civismo, que começaram com um concurso de cartazes sobre o tema da Independência e culminaram com visita do Exército, que apresentou marchas militares e evoluções que demonstram o grau de destreza e disciplina do soldado brasileiro.

O contingente estava sob o comando do tenente Vargas, que lembrou aos alunos que na Semana da Pátria é comemorado o nascimento de Duque de Caxias, o patrono do Exército Brasileiro. O militar também lembrou que o Exército é a “mão amiga da comunidade” e está sempre presente na vida do cidadão, seja em tempo de guerra ou de paz. Na oportunidade também foram premiados os alunos ganhadores do Concurso de Cartazes. Participaram da solenidade, o vice-prefeito Guto Grassano, a secretária de Educação Helena Fantin e familiares do patrono da Escola, Marlene, Maria Edna, Ricardo e José Colombino Grassano. Alunos da vizinha Escola Municipal Maria Ercília Stavinski também participaram das comemorações.

Voltar ao topo