Moradores de Araucária, Região Metropolitana de Curitiba (RMC) reclamam do descaso da prefeitura da cidade. A Rua Ladislau Gembaroski, no bairro Tomás Coelho, onde moram aproximadamente 20 famílias não é asfaltada e tem um tráfego intenso de caminhões de empresas próximas. Em dias de sol é impossível manter as janelas das casas abertas devido à poeira intensa levantada pelos caminhões que transitam em alta velocidade pela via.

continua após a publicidade

Após muitas reclamações dos moradores, a prefeitura instalou duas lombadas próximas as casas. “Entre o pedido e a instalação das lombadas levou mais ou menos 35 dias”, lembra Gildo Ferreira Schardosim, um dos moradores indignados.

A lombada segundo os moradores resolveu apenas um dos problemas da rua, uma vez que o maior deles ainda continua sendo a poeira. “Todas as crianças da rua tem problemas respiratórios por causa do pó”, relata Elisete Eckel.

Outra situação com a qual os moradores têm que conviver é com a insegurança ao transitarem pela rua. Não há calçamento apropriado para a circulação dos moradores, que são obrigados a transitar pelo meio da rua. “São 15 famílias morando nessa rua, mais ou menos 30 crianças circulando durante o dia todo”, informam os moradores.

continua após a publicidade

Shardosim comenta ainda que a rua era pavimentada com anti-pó, que foi retirado pelo atual prefeito. “Os caminhões que passam por aqui começaram a esburacar toda a rua. Um belo dia vieram os tratores da prefeitura e tiraram tudo”, lembra o morador. A capa asfáltica foi removida há cinco anos e, segundo os moradores, não há previsão para ser refeita.

Procurada pela reportagem, a Prefeitura Municipal de Araucária não se manifestou em relação aos problemas relatados pelos moradores.

continua após a publicidade