Retrospectiva 2012

Desastre na BR-376 e assalto aos padres bombaram em julho

A história de dois malacos que tentavam apressar o desmanche dos carros que receptavam não teve um final feliz para os marginais. Renato José Moreira, 30 anos, conhecido como “Mancha”, e Leonides de Paula Souza, 61, havia promovido uma churrascada para que o ‘mutirão’ desse certo.

Eles bebiam com os ‘amigos’ quando foram surpreendidos pela ação policial que pôs fim à farra. Experiente, Mancha já tinha sido preso antes, em 2008, por estar com uma pistola 9 mm de uso exclusivo do exército israelense, mas estava em liberdade condicional desde 2010.

Outra vez

Átila Alberti
Bandidos perturbaram a paz do seminários e tocaram o terror.

Às 6h30 do dia 02, cinco bandidos irromperam os portões da Congregação Filhos da Sagrada Família, na rua Fredolin Wolf, Santa Felicidade e acabaram com a paz de padres e seminaristas. Ao todo, dez pessoas foram feitas reféns pelos marginais, que acabaram desistindo a empreitada criminosa por não encontrar de valor na propriedade.

Sob ameaças, os religiosos tiveram que vagar pelo local para mostrar que nada possuíam. Como não puderam levar nada, os marginais ficaram nervosos e agrediram dois padres. Um dos seminaristas conseguiu fugir e correr até um posto de combustíveis nas proximidades. Ao chegar, o frentista acabou se assustando com o rapaz, mas logo percebeu do que se tratava.

“Pensei que fosse um assalto, mas ele chegou pedindo que chamasse a polícia e se mostrava bastante preocupado com as crianças. Dizia: ‘as minhas crianças!’”, relevou. As crianças eram alunas das aulas de músicas oferecidas no seminário, mas não chegaram a presenciar a ação dos bandidos.

Dá zero pra ele

Fabiano de Oliveira, 33 anos, realmente não é um bom aluno. O estelionatário caiu duas vezes nas garras da polícia. Preso no começo de julho na rua XV de novembro, no Centro, com documentos falsos sob o nome de Cícero Isael Pereira, Fabiano já tinha dado mole uma semana antes, quando foi detido pelo mesmo crime e foi solto após pagar fiança de R$ 4 mil.

Caridade

Reprodução
Gatunos ‘importados’ queriam ajudar idosos curitibanos.

Márcio Freitas Monteiro, 25 anos, Geraldo Pereira de Moura e Rodrigo da Silva vieram de São Paulo para ‘ajudar’ os curitibanos que têm dificuldades com o uso do atendimento automático em bacos. Os três, que tinha como alvo preferencial os idosos, foram presos em flagrante em um banco do Boqueirão.

Enquanto um vigiava a agência bancária, o outro distraía a vítima enquanto o terceiro aplicava o golpe. Segundo a polícia, nas últimas semanas de ações dos marginais, eles já tinha levado cerca de R$ 10 mil de quatro pessoas.

Cachorrada

Um canil clandestino, ‘especializado’ em cães de raça, no Capão Raso, em Curitiba. Os animais estavam, literalmente, armazenados no local, onde viviam em situação precária, em meio às fezes e sem o cuidado adequado.

Ao todo, foram apreendido 56 cães no criadouro mantido por uma mulher de 57 anos, que foi encaminhada à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, onde teve que assinar termo circunstanciado. Em Curitiba, a Lei Municipal 13.914/2011 proíba a criação de animais para fins comerciais na área urbana da cidade.

Mistério macabro

O desaparecimento do Bruce Sthanley Guimarães Andrade, de 11 anos, foi polêmica durante julho. Uma ossada foi encontrada em um matagal na Rua Tesoureiro, Jardim Califórnia, em Araucária, na região metropolitana de Curitiba, e levantou-se a, hipótese de que aqueles poderiam os restos mortais do garoto.

De acordo com testemunhas, Bruce teria entrado no mato com vizinho de 19 anos, apontado como o principal suspeito do crime. Uma semana depois, Pedro Henrique Souza, o vizinho, foi fuzilado em frente a casa onde morava, depois que a residência foi invadida durante a madrugada.

Tá tudo dominado

Aliocha Maurício
UPS ‘invadiu’ a Cidade Industrial com mais de mil policiais.

A Cidade Industrial foi ‘congratulada’ com a instalação de mais uma Unidade Paraná Seguro. Para coroar a operação, foram deslocados mil PMs para ocupar a região, uma das mais violentas de Curitiba, correspondendo a 17% dos homicídios praticados na capital.

Foram escolhidos 60 pontos para policiamento ostensivo no bairro. “Não é só a presença da polícia que vai resolver a insegurança por aqui. Os assaltos são praticados por pessoas que roubam para usar droga. O governo tem que investir no tratamento destes viciados, na prevenção do crime”, disse Marizete Cristo, dona de uma distribuidora de doces em frente ao terminal da CIC.

No total, foram instaladas quatro UPS no CIC, nas regiões da Vila Nossa Senhora da Luz, Moradias Caiuá, Moradias Sabará e Vila Verde.

Última viagem

Átila Alberti
Acidente deixou como saldo cinco mortos.

Um grave acidente causou a morte de cinco pessoas na BR-376, em São José dos Pinhais no dia 24. Gislaine Barboza, 36 anos, que diria no sentido Santa Catarina, tentou desviar de um cachorro que atravessava a rodovia e acabou perdendo o controle do veículo quando se chocou com o animal, que foi arremessado e atingido por outro veículo.

Gislaine cruzou o canteiro central e colidiu com o pedreiro Renildo Assunção da Silva, 43, que estava na direção de um Corsa. Os dois acabaram morrendo na pancada. Um caminhão que tentou desviar do acidente acabou batendo na mutreta e colidiu com duas motocicletas, matando os três ocupantes.

Adolar Roque dos Passos, 49, e sua esposa Beloni Lopes Passos, 51, morreram na hora. A mulher foi esmagada pela carga de tubos que estava sobre a carreta. Enéas Farias, 35, que estava no outra moto, também morreu no local.

Assista os vídeos que marcaram o mês de julho.

Voltar ao topo