Desapropriação para o terminal terá R$ 280 mil

A Prefeitura realizou na segunda-feira uma audiência pública com os moradores do Pilarzinho, na região Norte da cidade, para apresentar o projeto do novo terminal de transporte coletivo, que vai atender a 30 mil usuários por dia na região.

O novo terminal será construído no próximo ano entre as ruas Amauri Lange Silvério e Hugo Simas, próximo à Cruz do Pilarzinho. O equipamento terá 14 plataformas e duas estações-tubo e vai atender as linhas Interbairros, Direta (Ligeirinho), Madrugueiro, Expresso e Alimentador. A vantagem é a ligação com ônibus da Rede Integrada de Transporte (RIT), com o pagamento de uma só tarifa, observa o supervisor de implantação do Ippuc, Edson Seidel, que apresentou o projeto.

“Esperamos que o novo terminal traga também maior segurança para a região”, comentou o professor Profino Antonio, que mora há 30 anos no bairro.

No terminal do Pilarzinho, o investimento previsto será de U$ 895 mil, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), mais R$ 280 mil em desapropriação de imóveis localizados na área do terminal. Os estudos da obra serão apresentados aos representantes do BID em junho.

As linhas de ônibus que devem atender ao terminal são as seguintes: Fredolin Wolf, Raposo Tavares, Jardim Kosmos, Bracatinga, Primavera, Bom Retiro/PUC, Mateus Leme, Santa Felicidade/Santa Cândida, Júlio Graff, Tanguá e Vila Marta.

O terminal do Pilarzinho vai apresentar um novo formato que deve ser adotado também em outros 10 espalhados pela cidade. Os terminais dos eixos serão modernizados e os ônibus biarticulados vão circular por níveis subterrâneos nos terminais, que terão plataformas de embarque e desembarque com acesso por escadas rolantes.

Voltar ao topo