Desafio dos vestibas é controlar o nervosismo

O vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) começa no próximo domingo. Nesses últimos dias, como acontece todo ano, professores de cursinhos e estudantes entram em um ritmo frenético de revisões e aulões de véspera. Na reta final, a idéia é manter a tranqüilidade e tentar recordar fórmulas e conteúdos aprendidos durante todo o ano.

No pré-vestibular Expoente, de Curitiba, os candidatos a uma vaga estão tendo aulas nos finais de semana desde o mês de agosto. Em novembro, enfrentaram uma maratona de literatura, com aulas e explicações sobre os livros que serão cobrados como parte da prova de Português.

Na opinião do diretor do cursinho, José Luiz Amálio de Souza, agora é hora de os vestibulandos tentarem manter a calma. Para ele, não existem milagres, sendo que apenas quem estudou o ano inteiro está realmente preparado. “Na última hora, não adianta querer aprender a matéria ensinada durante o ano inteiro. Não dá para fazer milagres”, afirma.

Ele conta que geralmente os alunos que seguiram uma metodologia de estudo eficiente no decorrer dos últimos meses são os que se mostram mais seguros nestes últimos dias. Quem não se dedicou é que costuma se apavorar. “Quem estudou não tem motivos para pânico”, comenta.

No Dom Bosco, um dos pioneiros de Curitiba, os estudantes terão revisões de véspera de sábado até segunda-feira. Para o diretor-geral do cursinho, Carlos Nasser, os aulões servem principalmente para evitar que os alunos fiquem em casa, remoendo sozinhos suas angústias e ansiedades. “Na verdade, os aulões, além de fazerem com que os alunos revejam pontos importantes das matérias, servem para descontrair”, explica. “Os professores, apesar de já bastante cansados, costumam dar aulas animadas e tranqüilizar os candidatos.”

Carlos considera o nervosismo dos vestibulandos uma coisa bastante normal e acredita que aqueles que vão tentar o concurso pela primeira vez são os que ficam mais ansiosos. “Cada um tem um jeito de demonstrar o nervosismo: enquanto alguns se calam, outros ficam eufóricos”, diz. “Tentamos fazer um trabalho psicológico com os jovens, ensinando técnicas de relaxamento, porém o nervosismo é natural. Na maioria das vezes, o vestibular é considerado o primeiro grande desafio da vida dos adolescentes.”

Neste momento, os diretores aconselham os candidatos a deixarem problemas familiares e amorosos de lado, só se concentrando no concurso que vão prestar.

Urbs terá 190 ônibus a mais durante os três dias

Neste vestibular, reforço nos transportes é o que não vai faltar. A Urbs vai colocar linhas extras para os locais de prova da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Para os três dias do vestibular da Federal serão oferecidos aproximadamente 190 carros a mais que o normal.

“É importante ressaltar que as linhas tradicionais que atendem a esses pontos serão mantidas e terão reforços disponibilizados para os locais de prova. O objetivo dessa operação é evitar superlotação nos carros ou atrasos. A partir das 7h da manhã os ônibus extras já estarão circulando”, explicou Ismael França, chefe do setor de programação operacional da Urbs.

Para melhorar a cobertura de transporte um itinerário de apoio está sendo elaborado e, de acordo com Ismael França, disponibilizando inclusive linhas que não costumam operar aos domingos, como é o caso do Interbairros 5 e Campina do Siqueira- Batel.

As linhas que atenderão aos locais de prova da UFPR serão:

Interbairros 5: essa linha cobrirá vários pontos como a Federal, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e o Bom Jesus do Água Verde;

Curitiba/PUC: saindo do terminal do Guadalupe e o especial PUC saindo do terminal Boqueirão para atender o local de provas da PUC-São José do Pinhais;

Linha especial: saindo da Praça Rui Barbosa (ponto da linha Erasto Gaertner) indo para o Departamento de Educação Física da UFPR;

Linhas especiais: saindo dos pontos das linhas Santa Bárbara, Solitude e as linhas diretas para o Centro Politécnico. Essas rotas atenderão as sedes do Jardim Botânico, que englobam as áreas de saúde, florestal e ciências aplicadas além do próprio Centro Politécnico;

Linha especial direta PUC: sai do Centro Cívico, passa pelas estações-tubo da Prefeitura Municipal de Curitiba, Comendador Fontana, círculo Militar, Rodoviária e a PUC;

Linhas especiais: saindo da praça Rui Barbosa no ponto da linha Guabirotuba;

Linha especial Fazendinha-PUC: a linha Cabral-Portão ganhará um reforço com a linha especial Cabral-PUC; excepcionalmente no domingo de vestibular a linha Campina do Siqueira – Batel funcionará para atender os colégios Rio Branco e Paranaense.

Áreas dos locais de prova terão as ruas bloqueadas

Os motoristas que precisarem trafegar pelas regiões do Prado Velho e Alto da Glória, onde serão realizadas as provas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), deverão ter atenção redobrada nos dias 15, 16 e 17 de dezembro das 7h às 13h.

A Rua Comendador Roseira, no trecho entre as ruas Imaculada Conceição e Iapó, próximo à Pontifícia Universidade Católica, estará bloqueada para os carros e o acesso será restrito aos ônibus. Por isso, os motoristas que vêm do centro em direção à PUC pela Comendador Roseira não poderão acessar a Imaculada Conceição e terão de virar à direita na Rua Iapó.

O estacionamento de veículos será proibido nas ruas Iapó, entre a Guabirotuba e Jóquei Clube, Comendador Roseira, entre a Francisco Nunes e a Imaculada Conceição, Jóquei Clube, entre a Iapó e a Imaculada Conceição e na própria Imaculada Conceição, entre a Jóquei Clube e a Comendador Roseira. A Rua Baltazar Carrasco dos Reis, entre a Imaculada Conceição e a Iapó terá o trânsito em sentido único e não em mão dupla, como ocorre normalmente.

Nesta região, os semáforos das ruas Imaculada Conceição, Iapó, Francisco Nunes, Reynaldo Machado, Conselheiro Laurindo, Guabirotuba e Coronel Zacarias ficarão em alerta, e o trânsito será orientado pelos agentes da Diretran, que também estarão na Avenida Comendador Franco no cruzamento com a Rua Alberto Twardowski, e na Baltazar Carrasco dos Reis nos cruzamentos com a Iapó e com a Imaculada Conceição.

No Colégio Bom Jesus Centro, a Diretran fará a sinalização da Operação Escola, sendo permitido o embarque/desembarque pela Rua 24 de Maio.

Quem vai fazer provas no Colégio Estadual do Paraná poderá embarcar e desembarcar na Avenida João Gualberto, onde será proibido o estacionamento de veículos, ou na Rua Padre Antônio, próximo aos portões de entrada dos vestibulandos. A Diretran recomenda que os motoristas planejem os seus itinerários e saiam mais cedo de casa para evitar que os candidatos se atrasem para chegar aos locais de provas.

Os policiais do BPTran estarão presentes das 7h às 13h também no Terminal do Portão, e em vários outros pontos da cidade, como na Avenida República Argentina, próximo ao Colégio Estadual Pedro Macedo, na Rua México, próximo à Escola Estadual Leôncio Corrêa, na Rua Arthur Loyola, próximo à Escola de Agrícola e Veterinária da UFPR, na Voluntários da Pátria, próximo ao Instituto de Educação do Paraná, na Professor Waldir de Jesus, perto da Escola Madre Clélia, na Presidente Affonso Camargo próximo à Escola Estadual República do Uruguai e ao Colégio Estadual Prof. Maria Aguiar Teixeira, na Avenida Coronel Augusto de Almeida Garret, perto da Escola Estadual Paulo Leminski, e na Rua Rio Negro, próximo à Escola Cecília Meireles.

PUC

Quem vai fazer vestibular na Pontifícia Universidade Católica deve ter mais atenção. Nos dias 18, 19 e 20 de dezembro das 7h às 13h, a Rua Comendador Roseira, no trecho entre as ruas Imaculada Conceição e Iapó, estará bloqueada para os carros, e o acesso será restrito aos ônibus. Por isso, os motoristas que vêm do centro em direção à PUC pela Comendador Roseira não poderão entrar na Imaculada Conceição e terão que virar à direita na Rua Iapó. As mudanças no trânsito nos dias das provas da PUC serão semelhantes às alterações que serão feitas nos dias de provas da Universidade Federal do Paraná, que acontece entre os dias 15 e 17 de dezembro.

Quem vai fazer provas no Colégio Estadual do Paraná poderá embarcar e desembarcar na Avenida João Gualberto, onde será proibido o estacionamento de veículos, ou na Rua Padre Antônio, próximo aos portões de entrada dos vestibulandos.

A Diretran recomenda que os motoristas planejem os seus itinerários e saiam mais cedo de casa para evitar que os candidatos se atrasem para chegar aos locais de provas.

Maneiras diferentes para conseguir o relaxamento

Cintia Vegas

Às vésperas do vestibular, cada candidato adota uma maneira diferente de manter a calma. Alguns, fazem esportes, outros vão ao cinema, saem com os amigos, dão um passeio ao ar livre ou utilizam técnicas de respiração e relaxamento.

O estudante Alisson Castro Geremias, de 18 anos, conta que costuma sair para caminhar nos parques da cidade. Ele se diz tranqüilo, pois vai tentar o concurso pela quarta vez. “Já sei como o vestibular funciona e acho que, por isso, estou indo mais relaxado. Estudei o ano todo e conto com total apoio de minha família”, afirma. Alisson vai tentar uma vaga para o curso de Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas.

Roberta Nalepa, 17, que vai tentar Engenharia Civil, evita estudar durante a madrugada, buscando ter um sono tranqüilo. Quando fica nervosa, procura consolo nas palavras de seus professores. “Os professores dão algumas dicas para que os alunos se sintam seguros e tranqüilos”, conta.

As amigas Camila Bressiani, 18, e Larissa Túlio, 17, que vão tentar respectivamente os cursos de Comunicação, com habilitação em Publicidade, e Turismo, costumam se ajudar bastante. Com a intenção de relaxar, uma costuma ir na casa da outra para conversar. Outra coisa que as deixa mais tranqüilas é o fato de já terem sido aprovadas no vestibular da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). “Se não passarmos na Federal, já temos outra opção”, comenta Camila. “Porém, é muita pressão e, por mais que tentemos relaxar, não há como não sentir nervosismo”, admite Larissa.

Voltar ao topo