A proximidade da estação mais quente do ano, o verão, vem acompanhada de uma preocupação dos dermatologistas: a falta de cuidado da população com o sol.

continua após a publicidade

Pensando nisso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), em parceria com o Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizam hoje a 12.ª Campanha de Prevenção de Câncer de Pele.

O evento, que ocorre das 9h às 15h, será no próprio HC, no Hospital Evangélico e na Santa Casa, e também em cidades como Londrina e Maringá. A consulta é gratuita.

De acordo com a dermatologista e delegada da SBD, Fabiane Mulinari Brenner, a expectativa é de que haja mais atendimentos neste ano em comparação com 2009.

continua após a publicidade

“Nós tivemos uma adesão incrível no ano passado, onde foram realizados 360 atendimentos só no HC. Esperamos ultrapassar esta meta”, afirma. Brenner explica que os pacientes diagnosticados com a doença são encaminhados imediatamente para realização do tratamento. “Não iria adiantar detectar o câncer e mandar a pessoa para casa. Assim fica mais fácil combater a doença”, garante.

Conforme a dermatologista, o câncer de pele é o tipo mais comum de neoplasia. Ele se divide em três tipos. “A forma mais comum é o carcinoma basocelular, responsável por 75% desse tipo de câncer. É a forma menos perigosa, mas se demorar no diagnóstico, pode causar deformações provenientes da cirurgia. Depois vem a carcinoma espinocelular, que engloba 20% dos casos e é mais agressiva, pois pode invadir outros órgãos. O mais perigoso que existe é o melanoma. Ele se apresenta na forma de pintas pretas que crescem, sangram ou doem. Se não tomar cuidado, pode matar”, informa.

continua após a publicidade

Brenner garante que o câncer de pele é fácil de evitar. Basta seguir algumas recomendações. “Evitar o horário de pico do sol (das 10h às 16h), utilizar sempre um protetor solar a cada duas horas, mesmo os que possuem pele mais escura. Utilizar óculos de sol e se proteger em uma sombra. Agindo assim, você consegue evitar complicações para a pele”, encerra.