DER recupera 20 trechos na RMC e Litoral

A Secretaria dos Transportes e o DER estão concentrando esforços na realização de obras de recuperação de cerca de vinte trechos de estradas que passam pela Grande Curitiba e pelo litoral do Paraná. Os serviços fazem parte do programa que visa recuperar as estradas encontradas em estado de maior precariedade pela atual administração.

O secretário Waldyr Pugliesi destaca o trabalho de engenheiros e técnicos da Secretaria e do DER. “Os funcionários trabalham praticamente sem interrupção, em todos os cantos do Estado, para melhorar as condições das rodovias com a maior brevidade possível”, conta.

Semanalmente, os escritórios do DER fazem um levantamento das condições das estradas. “Depois de feito o balanço, os funcionários saem a campo direcionados a atuar em uma localidade específica”, explica Pugliesi. “Com essa descentralização, poupamos recursos e ganhamos agilidade nos serviços.”

Trechos

De acordo com o diretor-geral do DER, Rogério Tizzot, os trechos de rodovias do litoral e da Região Metropolitana de Curitiba que passam por serviços de recuperação são os mais críticos. “São obras diversas como tapa-buracos, reconformação de pista, roçada, limpeza de pista de acostamento e recomposição de sinalização”, cita Tizzot.

Entre esses trechos estão a recuperação, com tapa-buracos, da PR-415, na região de Piraquara, da PR-506, do cruzamento com a BR-277 até o município de Campina Grande do Sul; na PR-802, nas proximidades do Parque Castelo Branco; na PR-427, de Campo do Tenente à Lapa, e na região de Palmas, na PR-280 e na PR-446.

Reivindicação antiga da população da região, a recuperação da PR-405, entre Guaraqueçaba e Cacatu, deve ser realizada em breve. Os entendimentos entre a prefeitura de Guaraqueçaba, o DER, a Secretaria dos Transportes e o IAP estão adiantados.

Voltar ao topo