DER amplia blitz para evitar ônibus clandestinos que seguem ao Litoral

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) volta a intensificar durante este final de semana a fiscalização do transporte intermunicipal de passageiros para o Litoral.

Do final da tarde desta sexta-feira (25) até domingo (27), 50 agentes estão nas principais rodovias que ligam Curitiba às praias paranaenses atuando na verificação dos serviços prestados pelas empresas regulares de ônibus, vans e no combate aos veículos clandestinos.

As blitze fazem parte dos trabalhos que integram a operação ?Viva o Verão?, do governo do Paraná. Desde o Natal, quando a fiscalização foi reforçada já foram abordados 922 veículos o que resultou em 62 autuações. Pela programação do DER, as operações seguem durante todos os finais de semana até o dia 24 de fevereiro.

Para o secretário dos Transportes e diretor-geral do DER, Rogério W. Tizzot, as estatísticas provam, mais uma vez, que as ações de fiscalização exercem não apenas uma função punitiva como também de segurança aos usuários.

?O caráter do trabalho de fiscalização do transporte intermunicipal de passageiros é educativo, uma vez que não apenas aplica notificações e penalidades aos veículos irregulares e clandestinos, mas alerta os usuários do serviço com relação a essas práticas?, destaca.

Tizzot lembra também que as autuações e apreensões têm diminuído significativamente se comparadas com as últimas operações especiais no litoral do Paraná.

Registro

O DER é o órgão que regulamenta o transporte intermunicipal e as empresas autorizadas a prestar o serviço possuem registro junto ao Departamento e precisam seguir todas as exigências. ?A fiscalização garante a qualidade dos veículos regulares e reprime a clandestinidade, ou seja, empresas piratas que não possuem registro no DER?, alerta Tizzot.

O registro garante a inspeção dos veículos, controle sobre a idade da frota, existência de equipamentos básicos de segurança, além do rigor quanto aos documentos, rotas e horários.

Alerta do Departamento tanto para a compra antecipada dos bilhetes como também para a licença de eventual fretamento. O formulário encontra-se na internet e a emissão dos documentos pode ser feito pelo site http://www.lfe.der.pr.gov.br/lfe/, informando apenas o número do CNPJ da empresa (ou o número de registro) e a senha de acesso.

Em caso de dúvidas, o DER disponibiliza uma lista das empresas autorizadas a prestar serviços de transporte intermunicipal nos sites www.pr.gov.br/derpr ou www.pr.gov.br/stc.

Há ainda uma linha de telefone exclusiva para denúncias, reclamações e sugestões sobre os serviços de transporte intermunicipal de passageiros. O número é 0800 410158. Quem preferir, pode utilizar o e-mail do setor reclame@pr.gov.br.

Voltar ao topo