Deputado quer mais vacinas pra prevenir a gripe

No primeiro dia da campanha nacional de vacinação antigripal, o deputado estadual Andre Bueno (PDT) encaminhou ao governador Beto Richa pedido para imunização imediata de todos os profissionais da educação, incluindo os do ensino superior. A justificativa é que esse grupo está em contato com grande número de pessoas da comunidade escolar, o que aumenta as chances de contágio e transmissão da gripe. Bueno ressalta que a situação se agrava pelo fato dos profissionais atuarem dentro de ambientes fechados e com grande número de alunos em cada sala de aula.

A Secretaria da Saúde (Sesa) explicou que qualquer pedido de ampliação de grupo deve ser dirigido ao Ministério da Saúde, a quem compete a compra das vacinas. Os estados são responsáveis apenas pela organização e distribuição das doses aplicadas pelos municípios. Por isso, a Casa Civil encaminhou a solicitação do deputado para Brasília.

A previsão do governo é vacinar 2,8 milhões de pessoas até o próximo dia 26. As doses estão disponíveis em mais de 2,5 mil postos e unidades básicas de saúde. Só em Curitiba, a meta do Ministério da Saúde é imunizar pelo menos 380 mil pessoas. A capital recebeu 460 mil doses da vacina.

Recomendação

A orientação é que as pessoas procurem logo os postos de saúde, já que a imunidade é garantida entre 15 e 21 dias após a aplicação. A vacina só é contraindicada para quem já apresentou reações adversas em campanhas anteriores ou que tenha alergia a ovo.