Dentistas comemoram resultados na Ilha do Mel

Desde o fim de 2001 realizando tratamento odontológico gratuito para os moradores da Ilha do Mel, o casal de dentistas Carlos Justo e Karin Ermel já conseguiu grandes avanços na condição dos dentes dos moradores locais. Os dentistas são membros da ONG Bombinhas Ação Braços e Laços, que desenvolveu o projeto Melzinho na Chupeta. Inicialmente trabalhando apenas pelo alimento que era ganho dos nativos, os dois profissionais fizeram o levantamento e realizaram uma série de procedimentos na dentição nos moradores. Agora, já contando com alguns apoios da iniciativa privada e do município de Paranaguá, eles lançam no próximo fim de semana uma nova etapa do projeto, desta vez na Ilha do Teixeira.

Para comemorar a nova fase, a ONG organiza dois eventos na capital. No sábado à noite, uma festa no Jockey Loungue & Bar, com show de Black Maria e Voug. E no domingo, uma série de eventos no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem.

Justo contou que no domingo, das 10h às 17h, o Ônibus Cárie Zero estará no Largo da Ordem. Também acontecerão apresentações musicais e um trabalho de exames preventivos de câncer bucal feito pela Associação Brasileira de Odontologia do Paraná (ABO-PR) e pelo Conselho Regional de Odontologia do Paraná (CRO-PR). “Vamos lançar o projeto na Ilha do Teixeira. Com o convênio firmando coma Prefeitura de Paranaguá vamos fazer o mesmo trabalho que fizemos na Ilha do Mel agora também nas outras ilhas do município”, destacou, explicando que depois da Ilha do Teixeira a próxima será a Ilha do Amparo.

Ermel destacou que a colocação de próteses dentárias nos nativos teve sua primeira etapa concluída. “Os recursos vieram de penas revertidas pela 1.ª Vara Federal Criminal de Curitiba e pelo Juizado Especial da Ilha do Mel”, contou, lembrando que a expectativa é que novos lotes de recursos sejam destinados ao projeto.

Atualmente, além do casal, estuantes de odontologia e outros profissionais vão à Ilha do Mel durante os fins de semana para fazer um trabalho voluntário. “Agora nós dois vamos ter que nos revezar entre as ilhas”, lembrou Justo, agradecendo pelo apoio do empresário Dálcio Balarotti na Ilha do Teixeira.

Os ingresso para festa no Jockey pode ser comprado antecipadamente nas Lojas Balarotti pelo preço de R$5,00.Todo recurso da venda antecipada será destinado ao projeto Melzinho na Chupeta.

Voltar ao topo