VÍRUS

Dengue não preocupa neste verão nas praias do Paraná

Ao menos com dengue, veranistas que já começam a ocupar as praias do Paraná não devem se preocupar nesta temporada. A garantia é das prefeituras de Matinhos e Guaratuba, dois dos principais destinos turísticos do Litoral. As pastas municipais da Saúde defendem que mutirões e vigilância constante em pontos críticos têm sido suficientes para evitar a proliferação intensa do mosquito Aedes aegypti, que, por outro lado, já infesta a cidade vizinha de Paranaguá.

“Não encontramos nenhum caso aqui até agora para ficarmos preocupados. O turista que vier pode ficar tranquilo”, afirma o secretário municipal de Saúde de Matinhos, Dejair Alves de Camargo.

Segundo ele, equipes da Vigilância Sanitária da cidade monitoram constantemente pontos críticos da cidade, como terrenos baldios e ferros-velhos. Também atendem denúncias e levam para análise toda a amostra suspeita que coletam nas ruas. “Eles examinam toda a água coletada em locais de água parada para ver se tem larvas do mosquito ou não”, diz.

Leia mais: Estado revela infestação de aedes em Paranaguá

O boletim da dengue, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na quarta-feira (19), mostrou que entre os municípios do Litoral apenas Paranaguá já tinha notificações suspeitas. Eram 700 casos, mas nenhum confirmado até agora. Levantamento feito pela UFPR e pela Sesa no início de dezembro revelou aumento expressivo na quantidade de criadouros do Aedes aegypti na cidade, indicando uma nova infestação pelo mosquito na cidade. Entre 2015 e 2016, Paranaguá foi responsável por praticamente metade das mortes por dengue no estado. Foram 29 pessoas infectadas que não resistiram às consequências da doença.

Guaratuba – outro destino de banhistas – ainda mantém índice zero de infestação do mosquito transmissor da dengue. De acordo com a prefeitura do município, ações de vigilâncias e endemias são realizadas o ano todo com planejamento para que não haja proliferação e casos da doença por contágio local. Em nota, a secretaria de Saúde de Guaratuba acrescentou que, para evitar casos da doença, foram ainda realizados mutirões de limpeza de ruas, retirada de lixo de terrenos e trabalho de conscientização dos moradores.

Na temporada passada de acompanhamento da dengue, entre agosto de 2016 e julho de 2017, Guaratuba não teve nenhum caso de dengue. Matinhos registrou um.

A reportagem não teve retorno da prefeitura de Pontal do Paraná, que também faz parte dos destinos mais procurados por veranistas nesta época do ano. Boletim da dengue, no entanto, não indica casos suspeitos nem conformados na cidade.