Dengue faz sexta vítima no Paraná

A Prefeitura de Foz do Iguaçu confirmou ontem a primeira morte por dengue no município. A vítima é a pedagoga Roseli Giovanelli, de 26 anos, que morreu no final de semana, no Hospital Costa Cavalcanti. Essa é a sexta morte em decorrência de dengue no Paraná, já que a Secretaria de Estado da Saúde havia confirmado, na segunda-feira, a morte de um garoto de 13 anos em Cianorte.

Apesar de ser a terceira cidade no ranking estadual de incidência de dengue, com 714 casos confirmados, Foz do Iguaçu ainda não havia registrado morte pela doença. Para a secretária municipal de saúde, Lisete Palma de Lima, a morte serve de alerta para a população sobre a gravidade da doença. ?Dengue mata sim?, lembrou.

Moradora do Portal da Foz, uma das regiões com maiores registros de focos do mosquito da dengue, Roseli procurou o hospital pela primeira vez no dia 30 de abril, com alguns sintomas da doença. Recebeu tratamento para virose e retornou para casa. Mas os sintomas se agravaram e ela teve de retornar ao hospital já com complicações do tipo clássico da doença. Encaminhada à UTI, a vítima entrou em coma e teve parada cardiorrespiratória, morrendo no domingo.

Na primeira passagem de Roseli pelo hospital, amostras de sangue da vítima foram colhidas e encaminhadas ao Laboratório Central do Estado. Os resultados do teste saíram ontem e indicaram a contaminação por dengue clássica.

A Prefeitura garante que a região onde residia a vítima foi uma das que recebeu mais atenção das equipes de controle da epidemia. ?Mas lá também foi o lugar em que a resposta da população foi pior. Sempre que voltávamos a uma residência onde haviam sido identificados focos, novos criadouros eram encontrados?, lamentou André Leandro de Souza, do Centro de Zoonozes do município.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que o setor de epidemiologia de Foz está em estado de alerta máximo contra a doença e vem orientando os médicos a serem rigorosos nos diagnósticos de casos que podem ser de dengue. Em todo o Paraná, já foram confirmados 8.507 casos de dengue. Destes, 8.109 são autóctones (adquiridos dentro do Estado). Ainda há 21.661 suspeitas.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.