Cerca de 350 mil pessoas ficaram feridas em acidentes de trânsito que ocorreram no Brasil no ano passado. Desse total, 30 mil morreram em decorrência dos ferimentos. O custo para a saúde pública com essas vítimas foi de R$ 10 bilhões. Os números são do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que está tentando encontrar alternativas para reduzir essas estatísticas.

Para tanto está promovendo seminários em todas as capitais brasileiras, para discutir políticas nacionais de trânsito e mobilidade urbana sustentável. Ontem foi a vez de Curitiba, que reuniu funcionários da Diretran e Detran, além de representantes da sociedade. A assessora técnica do Denatran, Lúcia Maria Mendonça Santos, disse que o objetivo desses eventos é colher dos segmentos envolvidos sugestões que possam ser implantadas para reduzir a violência no trânsito nas cidades.

O texto final desse documento será encaminhado para o Denatran, que terá o papel de indicar essas propostas para os órgãos responsáveis. As medidas deverão ser postas em prática em todo o País até o próximo ano. Segundo Lúcia Maria, o objetivo maior de toda essa mobilização é melhorar a segurança nas vias urbanas e rodovias do Brasil.

continua após a publicidade

continua após a publicidade