Denatran quer indústria da multa

O motorista curitibano vai ter de abrir o olho. As vias de trânsito com radar poderão não receber mais sinalização orientando sobre a presença do equipamento. A medida foi objeto de discussão na última reunião do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), dias 24 e 25 de fevereiro, em Brasília, e está próxima de ser oficializada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O encontro reuniu conselhos estaduais de trânsito de todo País. Segundo o advogado e assessor jurídico do Cetran/PR, Marcelo José Araújo, a alteração aconteceria na resolução 141/02 do Contran. Atualmente o texto determina a necessidade de placa de regulamentação de velocidade (R-19) associada a placa educativa. Na reunião do Denatran foi discutida a mudança do texto. A tendência é de que o documento aceite as placas de velocidade como suficiente orientação para os motoristas, já que as R-19 são sinais imperativos e passam uma ordem a ser seguida pelo condutor. “Se a placa diz que a velocidade é de 60 km/h, isso tem de ser respeitado”, afirma Marcelo. “Mas acho que isso tem de ser mais discutido. É como a presença de um guarda de trânsito na via e de um guarda escondido. A presença do guarda é um fator de coação para que o motorista não ultrapasse a velocidade permitida. A mesma coisa acontece com a indicação do radar.”

Motoristas

A reportagem de O Estado conversou com alguns motoristas a respeito da possibilidade da retirada da sinalização para os radares. Para a estudante de Direito Léa Braga, os limites de velocidade, o sinal vermelho e as demais leis de trânsito devem ser respeitadas, independentemente da sinalização. “Tem motorista que só respeita no radar e depois sai a toda velocidade”, diz.

O comerciante Jorge Sakemoto também é contra a retirada da sinalização. “Sou a favor das multas para quem abusa no trânsito. Para esse pessoal que acha que as ruas são pistas de racha. Mas sem aviso, bons motoristas acabam se descuidando.”

Voltar ao topo